05/01/2016 11h33 - Atualizado em 01/07/2016 13h05

“Projetos de vida” são temas de trabalhos no CSE

Nesta terça-feira (05), dois socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) apresentaram monografias sobre seus projetos de vida, com os temas “Benefícios que terei por escolher o caminho certo a seguir” e “Consequências que tive por aceitar influências negativas e não aceitar a autoridade de minha mãe”.

Os trabalhos foram apresentados para duas bancas avaliadoras, formadas pelos subgerentes Sandra Lima e Rafael Barone, pelos assistentes sociais Fabiane Emerich e Vinnícius Ventura, pela psicóloga Ana Lídia Ventura, pela agente socioeducativa Michele Kolher e por um adolescente que também cumpre medida socioeducativa. Ao final das apresentações, as monografias foram julgadas e avaliadas pelos integrantes da banca.

Para gerente do CSE, Rodrigo Trindade, o momento envolve reflexão e serve de motivação aos demais adolescentes que cumprem medida socioeducativa e que posteriormente estarão produzindo o mesmo trabalho e apresentando aos demais socioeducandos.

"As apresentações foram excelentes. Este tipo de atividade serve como instrumento pedagógico de grande valia na socioeducação, colaborando e educando através de experiências e vivências, durante o período de privação de liberdade dentro de uma unidade socioeducativa. Em específico hoje, em diversos momentos, foi possível a todos os presentes refletir, elaborar e superar os desafios do cotidiano. É muito gratificante vivenciar os resultados positivos do trabalho de toda equipe na evolução e na construção dos novos projetos de vidas dos adolescentes e de seus familiares", afirmou Rodrigo.

Modelo Pedagógico

A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento realizada com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE. O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos socioeducandos em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

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