O ‘Projeto de Vida’, de três adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), virou tema de trabalho acadêmico desenvolvido nas atividades de escolarização e será apresentado, nesta quinta-feira (22), a partir das 9 horas, no auditório do Centro, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.
Os trabalhos foram escritos individualmente e seguiram os padrões utilizados nas faculdades, como a aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cada adolescente também teve a orientação de um socioeducador para elaboração das monografias.
As apresentações também seguirão normas de trabalhos acadêmicos. A banca examinadora será composta por professores convidados e funcionários do Iases.
O tema das monografias descreve situações sobre a vida dos adolescentes antes da entrada do Centro, e as mudanças e expectativas que almejam construir com a experiência vivida no espaço socioeducativo, baseado no atendimento no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado no CSE.
O MPC é um projeto de atendimento socioeducativo de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que realiza a gestão do CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Iases.
O objetivo do atendimento diferenciado é oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam a movimentação do socioeducando no processo socioeducativo e também em todo entorno social, para que assim possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.
Este é o terceiro grupo de adolescentes que desenvolve os trabalhos acadêmicos.
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