Adolescentes e socioeducadores da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), já estão “colhendo os frutos” de um trabalho sustentável, iniciado em março deste ano. Os adolescentes, junto com os socioeducadores, estão desenvolvendo o “Projeto de Horta Suspensa e Paisagismo” e nesta fase estão conferindo os resultados e usufruindo dos produtos cultivados.
O projeto tem como objetivo trabalhar técnicas de plantio, cuidados e conscientização sobre meio ambiente e reciclagem, além de estimular hábitos de alimentação e vida saudável. Ele foi idealizado pela gerente da Unidade, Tereza Regina Soares e está sendo coordenado pelos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Harrysson França e Filipe Moraes.
No início, os adolescentes prepararam o terreno e o espaço onde montaram uma horta sustentável e um jardim suspenso, utilizando garrafas pets, isopor e sacolas plásticas no lugar dos canteiros de plantio. Também aprenderam a fase de plantio e cultivo de sementes e hortaliças como couve, cebolinha, alface, salsa e tomate.
De acordo com a pedagoga da Unidade, Mirian Barbosa, a atividade tem proporcionado bons resultados práticos e também tem contribuído nas ações socioterapêuticas e de conscientização. “O projeto teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os socioeducandos sobre a importância do comprometimento e do cuidado com o meio ambiente, despertando o interesse dos adolescentes para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo