A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) assinou um protocolo de intenções com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), com o objetivo de oferecer a prática esportiva para adolescentes com idade entre 13 e 21 anos, por meio do projeto Campeões de Futuro, dentro das unidades de atendimento a adolescentes em conflito com a lei.
A assinatura aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (22) e contou com as presenças da secretária de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, da diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, além da coordenadora do Projeto Campeões de Futuro, Margareth Volpini, da gerente pedagógica do Iases, Anna Cristina Viana Omati, e do coordenador de Esportes da Unis, Geremias de Jesus.
As ações visam à implementação de ações para redução de risco social, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade. Além disso, o projeto vai fomentar a inclusão social, política e econômica, a promoção da saúde e o fortalecimento da educação, por meio do esporte e do lazer.
O primeiro núcleo vai oferecer aulas de futsal para 200 adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa ou acautelamento provisório.
A Sesport irá coordenar o núcleo, oferecer material esportivo e um estagiário, enquanto o Iases ficará responsável por oferecer um professor de educação física, instalações adequadas, mobilizar os diversos setores das unidades para acompanhamento e garantia dos serviços aos adolescentes do projeto.
Além disso, cabe ao Instituto efetuar a manutenção periódica dos espaços físicos onde são oferecidas as atividades e cuidar do material oferecido pela Sesport. O protocolo de intenções tem prazo de um ano, mas poderá ser renovado pelo mesmo período, quando uma avaliação dos resultados obtidos será efetuada.
Parceria
Lenise Loureiro destacou a importância da parceria com o Iases, para levar o Campeões de Futuro a um novo público. “Queremos ampliar o raio de ações desse projeto, que vem oportunizando a inclusão social em todo o Estado. Assinando esse protocolo de intenções, manifestamos nosso papel de ajudar a ressocializar adolescentes e jovens que, antes, não tiveram a oportunidade de praticar esporte gratuitamente”, afirmou.
Para Silvana Gallina, a parceria do Iases com a Sesport neste projeto representa a articulação do trabalho em rede. “O trabalho pedagógico realizado nas unidades do Iases abrange a escolarização, já realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e, agora, com esse Projeto, estamos expandido a articulação com a rede de atendimento ao adolescente em conflito com a lei através da Sesport, com o esporte”, disse ela.
Informações à Imprensa:Assessoria de ComunicaçãoSesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport