Importantes instrumentos para desenvolver a imaginação e também ampliar o conhecimento, a leitura e escrita têm se tornado hábitos mais frequentes na Unidade Feminina de Internação (UFI). Com a implantação do projeto “Biblioteca Móvel de Verão”, as socioeducandas passaram a compartilhar umas com as outras histórias escritas por elas próprias – relativas a situações vividas, ou da literatura infantil e juvenil.
A iniciativa partiu dos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) - responsáveis pela escolarização das adolescentes internadas, com apoio dos servidores do Iases na Unidade. Como proposta principal, a atividade visa promover a leitura dos diversos gêneros textuais utilizando, assim, o uso da norma culta da Língua Portuguesa no âmbito escolar.
As meninas podem optar pelos livros escritos por autores brasileiros ou pelas histórias contadas por três colegas envolvidas no projeto, atualmente cursando o Ensino Fundamental. A dinâmica consiste na leitura e compreensão das obras de forma coletiva com posterior socialização do que foi compreendido com as demais socioeducandas.
“Até o momento estamos observando resultados satisfatórios, uma vez que a prática traz como benefícios o desenvolvimento da escrita e da fala e, principalmente, motivação para continuarem lendo. Muitas das meninas estão lendo e já escrevendo pequenos livros”, explicou a pedagoga Mirtes Basílio.
O projeto tem como lema “Ler, Crescer e Transformar” e foi idealizado pelas professoras Aidê de Souza da Silva, Roberta de Paula, Maria da Penha Pereira e Regina Nunes Vieira. A previsão é que aconteça até o fim do período letivo, mas as internas continuarão sendo estimuladas a conhecerem novos títulos e, assim, darem sequência à leitura na UFI.
No início do mês, as jovens haviam concluído uma importante atividade em sala de aula que, muito além de um instrumento avaliativo, garantiu a elas novos conhecimentos a respeito da literatura brasileira e estrangeira. As alunas das 7ª e 8ª séries receberam obras de autores consagrados para ler, fazer a resenha e uma apresentação oral às demais colegas de turma e até servidores.
A orientação do trabalho foi passada pela professora de Língua Portuguesa, Ivone Nascimento, e levou as socioeducandas a escolherem para leitura livros como O Guarani, de José de Alencar, Estórias da Casa Velha da Ponte, de Cora Coralina, O Almirante Louco, de Fernando Pessoa, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, além de títulos de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Goulart, Machado de Assis e Luiz de Camões.
O trabalho foi dividido em duas fases. A primeira delas consistiu na leitura e fichamento dos livros, incluindo a biografia dos autores e a segunda a própria apresentação em sala – ocorrida nessa segunda-feira (04), com suas impressões e interpretações acerca das histórias que tiveram a oportunidade de conhecer.
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