Teve início nesta segunda-feira (26), a quarta e última semana de capacitação de 160 profissionais que vão atuar no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, em Tucum, Cariacica, nova unidade administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).
A capacitação é promovida pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por intermédio de um contrato de gestão firmado com o Iases, e que se encerra na sexta-feira (30), com a apresentação do “Modelo Pedagógico Contextualizado” do novo Centro Socioeducativo. O evento acontecerá a partir das 8h30, no auditório “Domingos Sávio Calazans”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no edifício Fábio Ruschi, Centro de Vitória.
Nesta última semana de capacitação, será trabalhado o módulo específico operacional do Centro, que se constitui na construção do Planejamento Estratégico Operacional, no Pacto de Convivência e no Manual de Procedimentos para a Unificação de Critérios de Intervenção e jornada pedagógica.
A capacitação foi aberta pela equipe do Iases no dia 05 de janeiro, que apresentou como funciona o Instituto, bem como seus programas, as unidades, metas e desafios do atendimento ao adolescente em conflito com a lei.
Temas como: princípios, diretrizes e objetivos das ações socioeducativas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, a temática “Adolescentes como sujeitos do processo sociopedagógico” e os parâmetros do atendimento socioeducativo e terapêutico, já foram debatidos com os profissionais durante três semanas de capacitação.
A capacitação da equipe visa a abordar a proposta de atendimento pedagógico e sócio-terapêutico, a fim de preparar os funcionários da Acadis para atuar no novo Centro, que começa a funcionar no primeiro trimestre de 2009.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br