Representantes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, delegados da Polícia Civil e servidores de prefeituras municipais localizadas na Região Norte do Estado, que atuam na rede de atendimento socioeducativo, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (30), em Linhares. O encontro integrado serviu para discutir e alinhar ações acerca do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei da região.
O evento foi realizado no Fórum de Linhares e coordenado pela juíza da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão. A reunião integrada contou com a presença da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caij) do Ministério Público, Patricia Calmon Rangel, além de outros magistrados, defensorias públicas, delegados e servidores de municípios da Região Norte como: Linhares, Baixo Guandu, João Neiva, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Vila Valério, Marilândia, Nova Venécia, Ecoporanga, Montanha, São Mateus, Jaguaré, Aracruz, Ibiraçu, Montanha e São Mateus.
O Iases esteve representado pelo diretor técnico, Leonardo Grobberio, pela assessora da presidência, Daniele Lima Vorakoski, pela chefe do Núcleo do Sistema de Informação do Atendimento Socioeducativo, Inês Francischetto, pela gerente de Semiliberdade, Ângela Emmerich Tóbio, pela subgerente de Meio Aberto, Aurelina Neto, pela gerente do Escritório Regional Norte, Maria Cândida Bromati e pelos gerentes das unidades regionais, Silvany Caldeira e Pablo Santana.
Durante o encontro, as diversas instituições apresentaram as ações que estão sendo realizadas para o atendimento socioeducativo na regional norte. “Este encontro teve como objetivo apontar melhores caminhos e ações para a situação do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei da região. É um espaço para conversarmos e refletirmos sobre boas ideias, boas atitudes, boas experiências, pois as questões voltadas à infância e à juventude é um ‘problema’ de todos nós e têm que ser discutidas e articuladas em rede”, disse a juíza Janete Pantaleão.
Na oportunidade, a coordenadora de programa de meio aberto do município da Serra, Sônia Amâncio apresentou a experiência e os resultados do programa realizado no município da Serra.
Os representantes do Iases destacaram a importância da realização da reunião ampliada e também apresentaram informações acerca das Unidades de Internação Provisória e de Internação, localizadas em Linhares, bem como das ações de gestão regionais realizadas pelo Escritório Regional e a importância da ampliação e implementação das medidas socioeducativas de Meio Aberto e Semiliberdade na região.
Como encaminhamento, foram sugeridas algumas ações voltadas para a implementação e ampliação das medidas socioeducativas em Meio Aberto nos municípios do norte do Estado, bem como organização de programas para o acolhimento social, atendimento aos dependentes químicos e de combate ao abandono intelectual, além de outras ações integradas do judiciário visando uma justiça célere.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592