17/02/2011 12h13 - Atualizado em 01/07/2016 09h39

Professores realizam dinâmicas de incentivo aos estudos em Unidade Regional Norte do Iases

Dinâmicas com música, jogos e arte para estimular a leitura, o raciocínio lógico, a escrita e os estudos. Esta está sendo a metodologia adotada pelos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) nas salas de aula da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que está sendo ocupada gradativamente.

As aulas tiveram início nesta terça-feira (15), com a acolhida dos professores e nesta quarta (16) e quinta-feira (17), os professores estão em sala de aula trabalhando com a escolarização de forma diferenciada e interativa.

A professora de Geografia, Vanessa Barcelos Zocatelli de Moura, por exemplo, utilizou a Fábula da Convivência para abordar a história sobre a era glacial, onde os animais “precisavam” ficar unidos para se aquecerem e sobreviverem. Além de aprenderem o conteúdo de geografia de forma diferenciada, depois da leitura, os adolescentes puderam expressar o que aprenderam através de desenhos.

Já o professor de Português, Jocélio Coutinho, utilizou a dinâmica do “Poder da União”, para trabalhar a escrita dos adolescentes. Eles tiveram que escrever frases sobre o tema e o sentimento de cada um. “Se todos se unirem o mundo será melhor”, escreveu um aluno.

A professora de Matemática, Alanice Guasti Felix, aplicou uma dinâmica com a brincadeira de caça palavras, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico. Professores de Ciências, Inglês e séries iniciais também trabalharam com dinâmicas de auto apresentação e escolarização e utilizaram, por exemplo, a música “Como uma onda no mar”, de Lulu Santos, nas atividades.

De acordo com a gerente do Escritório Regional Norte do Iases, Maria Cândida Bromatti, os professores relataram que os alunos se sentiram motivados com as atividades. “A escolarização realizada através de ações lúdicas identificou potencialidades nos adolescentes e o interesse pelo aprendizado e estudos”, disse.



Após a escolarização, na tarde desta quarta-feira (16), os adolescentes participaram de um torneio de futsal interativo que integrou também os agentes socioeducativos. Dois adolescentes também receberam a visita assistida de familiares.



“Os familiares tiveram a oportunidade de vivenciar um momento de confraternização com seus filhos. Foi um momento de muita emoção e positividade, pois demonstra o fortalecimento dos vínculos familiares e durante o cumprimento da medida socioeducativa”, disse a assessora jurídica do Escritório Regional Norte, Luana Fregona, que acompanhou a visita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard