As instalações da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, estão ficando mais bonitas e coloridas por meio do Projeto “Arte e Humanização” inspirado nos pontos turísticos do Espírito Santo.
Muros, paredes e todas as áreas comuns da unidade estão ganhando “cara nova” com grandes obras de arte que retratam as belezas, as características e a cultura de nosso Estado. O primeiro tema escolhido pelos adolescentes, que já está sendo trabalhado, é o Palácio Anchieta. Os próximos temas também já foram selecionados e dentre eles estão a Terceira Ponte, a Pedra da Cebola e o Convento da Penha.
O projeto, iniciado no mês de maio, trabalha técnicas de arte e pintura de forma dinâmica e moderna, utilizando, por exemplo, a prática da grafitagem e temas que visam estimular o aprendizado, o conhecimento e a expressão artística entre os alunos. As oficinas de arte e pintura estão sendo realizadas três vezes por semana sob a coordenação do socioeducador Wellington Chaves e contemplam a todos os adolescentes da Unidade.
De acordo com a subgerente pedagógica da Unidade, Mirtes Basílio, a ideia do projeto surgiu da necessidade de estimular as concepções internas e terapêuticas dos adolescentes aliando-as ao desenvolvimento das práticas artísticas e profissionalizantes.
“Há uma grande necessidade do adolescente de expressar sua visão de mundo e sentimentos por meio dos traços e cores. O projeto visa estimulá-los de forma terapêutica a fim de aumentar seu potencial criativo, por meio do aprendizado de técnicas artísticas e profissionalizantes”, disse Mirtes.
Informações à Imprensa:Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo