O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) promove na tarde desta quinta-feira (25) um debate sobre o Plano Nacional do Direito à Convivência Familiar e Comunitária da Criança e do Adolescente, durante o “Curso de Formação Continuada de Gestão Descentralizada das Medidas Socioeducativas Não Privativa de Liberdade’, que começou na segunda e prossegue até sexta-feira (26), no Hotel praia Sol em Nova Almeida, município de Serra.
O tema será discutido em uma mesa redonda, com a coordenação do educador Ariel de Castro Alves, do Núcleo do Trabalho Comunitário da PUC /SP, e que atua em diversos conselhos voltados para o atendimento da criança e do adolescentes. A mesa terá ainda a participação da chefe do Núcleo de Atendimento a Família do Iases, Maria das Graças Ferreira
O educador traz para o debate dados da última pesquisa do Disque 100, que recebe denúncias sobre violência contra a criança e o adolescente de todo o Pais, mantido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que mostra um aumento de 78% nas denúncias feitas ao serviço, de 2007 para 2008, e também os números no Espírito Santo.
Ariel de Castro disse que o curso, oferecido pelo Iases, “serve como exemplo para os demais Estados”. O curso visa a implementação das medidas sócio-educativas nos municípios, e envolve todos os atores da rede te atendimento ao adolescente em conflito com a lei.
O curso teve início na segunda (22) e será encerrado nesta sexta-feira (26), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, e reúne 140 participantes, dentre eles representantes de 40 municípios do Estado, de Juizados da Infância e Juventude e do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Criad).
O objetivo do curso é sensibilizar os municípios não conveniados ao
Iases a adotarem e implantarem as medidas socioeducativas em Meio
Aberto, além de qualificar e aprimorar o trabalho dos profissionais
que já implantaram as Medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços a Comunidade (PSC).
Atualmente 12 cidades do Espírito Santo já desenvolvem os programas em parceria com o Iases.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br