20/05/2013 10h22 - Atualizado em 01/07/2016 11h19

Parabéns aos servidores pelo dia do Pedagogo

Em 20 de maio celebramos o Dia do Pedagogo. A data foi instituída há três anos para lembrar e homenagear os profissionais que se dedicam ao ensino e ao desenvolvimento de técnicas de aprendizagem voltadas à educação de crianças, jovens e adultos. No Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), são 35 educadores envolvidos nas mais diversas atividades, cujos objetivos estão focados na ressocialização de menores de idade.

Os pedagogos têm um amplo campo de atuação e, no ensino formal, podem ser responsáveis pela administração escolar; coordenação da educação infantil, fundamental, médio e de nível superior; lecionam e coordenam projetos sociais e culturais; e desenvolvem materiais didáticos para fins educacionais. Da mesma forma, podem trabalhar na implantação de pedagogia empresarial e de Socioeducação; supervisão e orientação educacional; e ainda treinamento de recursos humanos.

Para o gerente pedagógico das unidades de internação, Alcides Felício da Silva, o papel dos servidores que atuam na área reflete diretamente na mudança de rumos dos adolescentes. “Possibilitamos a reflexão sobre o processo socioeducativo, bem como contribuímos para o desenvolvimento dos internos e, principalmente, temos o papel de apoiar a formação cidadã do socioeducando. Outro ponto que destaco é que temos a missão de pensar a ciência da educação, fazendo uma reflexão maior sobre esta”.

O diretor-presidente do Instituto, Lindomar José Gomes, parabenizou os servidores enfatizando sua contribuição no contexto da socioeducação. “Temos que agradecer a todos os nossos profissionais que atuam com afinco para garantir a reinserção do jovem na sociedade. Parte desse trabalho devemos, e muito, aos pedagogos. Então hoje vamos lembrar de quem nos ajuda com os projetos pedagógicos voltados à ressocialização dos adolescentes, tanto na parte da elaboração, quanto em sua aplicação efetiva”.

Gomes enalteceu ainda a contribuição da categoria com as mudanças pelas quais o sistema socioeducativo no Estado vêm passando. “Se temos um modelo que está se tornando referência e recebe elogios de muitos Estados e de órgãos e conselhos federais distintos, é por conta da dedicação do nosso servidor. E aí incluímos evidentemente os pedagogos, por que trabalham para possibilitar que isso aconteça. Parabéns a todos que pelo compromisso com o Iases e com os soioeducandos”, concluiu.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636-5484/9932-7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
max.torezani@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard