A jornada pedagógica das adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), esteve movimentada na última semana com palestras socioeducativas que abordaram temas sobre promoção de saúde por meio do esporte e valores humanos.
Saúde
Com objetivo de incentivar a prática esportiva e o conhecimento acerca dos benefícios à saúde física e mental, proporcionados pelo esporte, as terapeutas Julia Vilela da Costa e Jaqueline de Almeida Figueiredo ministraram uma palestra na UFI, que contou ainda com uma demonstração esportiva de judô, realizada por dois atletas capixabas, Luiz Alexandre e Roberto.
Durante o projeto “Olimpíadas Londres 2012” as adolescentes estão participando de palestras, desenvolvendo estudos, painéis artísticos e cartazes informativos que mostram como o esporte pode impulsionar sonhos e projetos de vida. As atividades estão sendo desenvolvidas de forma interdisciplinar e contam com o envolvimento de toda equipe pedagógica, técnica e de professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Além das atividades em sala de aula, também está sendo programada para o próximo dia 10 de agosto, uma Olímpiada Feminina na Unidade do Iases. As jovens atletas do Iases irão formar equipes de basquete, futsal, handebol, vôlei e também participar de partidas de salto, corrida, além de muitas atividades recreativas.
Valores Humanos
Com o objetivo de reforçar os valores humanos e incentivar as boas práticas nas relações cotidianas, as adolescentes receberam na UFI, o educador voluntário Raimundo de Oliveira, morador e articulador cultural do Morro do Alagoano, em Vitória, para uma palestra motivacional com o tema “Gentileza”.
O educador Raimundo, que já articulou atividades socioterapêuticas e reflexivas em outras Unidades do Iases, falou sobre a importância de valores humanos, tais como amor, honestidade e generosidade e como a prática da educação, gentileza e bom humor melhoram o relacionamento diário.
Por meio da palestra, as adolescentes foram incentivadas a agir positivamente em suas relações pessoais, fazendo uso de atos simples como pedir “licença”, “desculpa” e desejar “bom dia”. Além da palestra, as socioeducandas assistiram a um vídeo sobre gentileza e participaram ativamente, lendo textos e debatendo o tema.
Segundo a pedagoga, Frantieska, a atividade apresentou bons resultados, foi agradável e estabeleceu um clima harmonioso na Unidade.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo