29/10/2015 14h46 - Atualizado em 01/07/2016 13h04

Outubro Rosa é tema de atividades realizadas em Unidades do Iases

Com o objetivo de alertar sobre o cuidado e prevenção do câncer de mama, as Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizaram durante todo o mês de outubro, ações de conscientização para funcionários e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

No último dia 23, em uma ação promovida pelo Núcleo de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, as adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (UFI) assistiram a uma palestra sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher.

Durante a conversa, foram abordados temas como estrutura familiar, controle de natalidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e a importância de se realizar exames preventivos periodicamente, capazes de prevenir doenças graves como o câncer de mama e o de colo do útero. Ao todo, 22 meninas participaram do evento.

De acordo com Rafaela Sinhorinha, assistente social da Ufi, “ações como essa são muito importantes porque alertam para problemas que muitas vezes passam despercebidos. Além, é claro, de promover o autocuidado, educação em saúde e orientação para a vida”, disse.

Na Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, servidores e funcionários usaram durante todo o mês, camisa da campanha “Outubro Rosa”.

Para o gerente da Unidade, Carlos Misse, “é muito importante desenvolver ações que alertem e que chamem a atenção da sociedade para este assunto. Quanto mais rápido o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura”, disse.

Apesar de atingir ambos os sexos, o câncer de mama é mais comum em mulheres. A doença é responsável por levar a óbito milhares de mulheres todos os anos, no Brasil e no mundo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br
Texto: Rhaissa Afonso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard