20/06/2008 12h00 - Atualizado em 30/06/2016 16h07

Oficinas e espaços educativos de unidades do Iases são visitados por representantes de Centro de Estudo e Pesquisas de São Paulo

Os espaços educativos e oficinas pedagógicas e profissionalizantes que funcionam nas unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) foram visitados por educadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (19).
As assessoras do Cenpec, Maria Ângela Leal Rudge, que coordena projetos, e Maria Amabile Mansutti, da assessoria educacional, fizeram uma visita técnica pela Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), de Internação Provisória (Unip) e de Internação Feminina (Ufi), e conheceram os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de tear e tecelagem, de serigrafia, de artesanatos, padaria e também nas salas de aula e espaços esportivos.
Enquanto visitavam a Unip e viam os trabalhos produzidos na oficina de serigrafia, as duas educadoras do Cenpec foram presenteadas com uma camisa feita pelos socioeducandos da unidade.
Os adolescentes até criaram um nome para a grife das peças produzidas na unidade. Todas as blusas com mensagens ou ilustrações vêm com uma etiqueta da grife: “Meninos da Unip”.
Na Ufi as visitantes puderam conhecer a oficina de artesanatos, onde as meninas bordam e pintam camisas, e ainda se surpreenderam com o colorido das salas de aula. As adolescentes da unidade ajudaram os socioeducadores e fizeram grandes pinturas e pátinas nas paredes.
As representantes da Cenpec conheceram ainda o espaço educativo, salas de aula, quadra de esportes, piscina e sala de ginásticas no novo Centro Sócio-Educativo do Iases que em breve será inaugurado, localizado também em Cariacica.
Reunião
Depois de conhecerem as unidades, as assessoras de Projetos do Cenpec participaram de uma reunião na Secretaria de Estado de Educação (Sedu), com a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Antônio Haddad Tápias, pedagogas de todas as unidades do Iases, e com a gerente de Educação, Juventude e Diversidade da Sedu, Maria do Carmo de Oliveira, e a subgerente de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Machado do Nascimento.
A diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, iniciou a reunião afirmando que a instituição está em busca de parceiros para desenvolver nas unidades metodologias escolares onde os adolescentes se sintam atraídos pela escola e gostem de estudar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard