Os preparativos natalinos já tomaram conta da Unidade de Internação Provisória (Unip I), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede. Os adolescentes iniciaram uma nova fase de atividades na oficina de serigrafia e estão confeccionando azulejos decorados com temas natalinos. A peça artesanal poderá ser utilizada como quadros em decorações natalinas.
Para a produção dos azulejos personalizados, os socioeducandos estão participando de aulas práticas e aprendendo sobre a utilização do maquinário. A técnica escolhida para ser trabalhada na oficina é a chamada sublimação, que de acordo com o oficineiro, Luiz Carlos dos Santos, é um método que possibilita estampar e personalizar a porcelana de forma rápida e prática.
Além de trabalhar com os azulejos, durante a oficina os adolescentes também vão ter a oportunidade de trabalhar com outros materiais que possuem a capacidade de aderir à técnica, como canecas e pratos decorativos. “O objetivo da oficina é desenvolver habilidades na área de decoração, paisagismo e design de interiores”, disse o professor Luiz Carlos.
A oficina de serigrafia é ministrada quatro vezes por semana no Espaço Pedagógico da Unidade, em Cariacica-Sede. As aulas também contam com palestras sobre o mercado de trabalho, marketing, venda e empreendedorismo. Ao final do curso os adolescentes receberão certificados profissionalizantes.
“Os adolescentes estão muito animados com essa nova produção, pois é uma oportunidade de aprender mais uma técnica de fácil aprendizado da serigrafia. Nas aulas, os socioeducandos serão incentivados, principalmente, a conhecer o mercado de trabalho ligado à serigrafia para que, no futuro, possam ter uma opção de renda no mercado de trabalho”, disse Luiz Carlos.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida