09/12/2011 11h25 - Atualizado em 01/07/2016 10h33

Oficina de Grafite desperta interesse de adolescentes do Iases

Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo, localizada em Cariacica, puderam trabalhar a criatividade e a expressão em uma oficina de Grafitagem. A atividade, que teve como tema a “Amizade”, promoveu momentos de aprendizagem e integração entre os socioeducandos.

Desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica, a oficina ministrada pelos profissionais, José Pereira de Almeida Junior e Maria Pereira dos Santos, foi realizada durante a tarde desta quinta-feira (08), no Espaço Pedagógico da Unis, em Cariacica Sede.

A atividade envolveu aproximadamente 25 socioeducandos, que aprenderam sobre as técnicas da arte do Grafite, os tipos de traços, caligrafias e estilos que envolvem toda a prática artística. Utilizando sprays para a criação dos desenhos e frases, a oficina também teve um objetivo socioterapêutico, na qual os adolescentes refletiram sobre sentimentos e demonstraram o que sentiam por intermédio da arte.



De acordo com a coordenadora do Espaço Pedagógico da Unis, Maria das Dores Cunha, a atividade despertou muito interesse nos adolescentes. “O Grafite é uma técnica que atrai a juventude, especialmente pelo estilo e pela utilização das cores. A oficina se mostrou uma oportunidade de trabalhar a criatividade e a expressão dos jovens”, afirmou a pedagoga.

Parceria

Além da oficina de Grafitagem desenvolvida nesta quinta-feira (08), nos últimos dias, socioeducandos do Iases participaram de outras ações socioeducativas desenvolvidas em parceria com profissionais da Secretaria de Cidadania e Trabalho da Prefeitura de Cariacica.

Eles ministraram duas palestras temáticas sobre “Protagonismo Juvenil” e “Mundo do trabalho: direitos e deveres”, que de acordo com a gerência pedagógica, promoveram momentos de muito aproveitamento.

“As palestras sobre cidadania envolveram cerca de 40 socioeducandos, que aproveitaram os debates para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre seus direitos. As oficinas terão continuidade na próxima semana com outros temas que irão estimular o debate e a reflexão sobre os direitos da mulher e os direitos humanos”, disse a pedagoga Maria Elizabeth.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard