O artesanato com biscuits, um trabalho que exige muita delicadeza, detalhes e paciência, tem sido uma das oficinas de maior sucesso na Unidade Feminina de Internação do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Iniciada no período de férias, a oficina agora se tornou uma atividade permanente e a cada etapa tem demonstrado maior evolução e qualidade nas produções.
Nesta etapa da oficina, as adolescentes estão confeccionando peças em formato de animais que podem ser utilizados como porta recados, imãs de geladeira, objeto de decoração e ainda caixas artesanais. As meninas também estão produzindo os famosos mini enfeites para bolos e lembrancinhas de casamento com casais de bonequinhos.
As aulas estão acontecendo em dias alternados, ministradas pela socioeducadora Fabiana da Silva Teixeira, que também é agente socioeducativa da Unidade.
De acordo com Fabiana, as aulas de biscuits são as mais disputadas pelas adolescentes, que cada vez mais demonstram interesse no aperfeiçoamento do trabalho e da técnica.
”Além de ser uma técnica de fácil aprendizado, as adolescentes adoram presentear os familiares com os objetos confeccionados. Participar da oficina promove momentos de gratidão entre elas e as pessoas amadas. É gratificante ver o empenho deles a cada aula, pois este aprendizado elas vão ter para sempre”, disse Fabiana.
Para a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basílio, a oficina tem como objetivo promover socioeducação através da profissionalização. “O emprenho durante as aulas é muito importante para as adolescentes, pois o aprendizado pode se tornar uma opção de renda futura”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida