A equipe do Núcleo Sócio-Terapêutico do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo (Iases), em parceria com o Instituto Solidário, realiza, nesta segunda-feira (16), a programação do Projeto “Contrapartida Social” de 2009, que consiste no desenvolvimento de atividades terapêuticas e de saúde mental com os adolescentes das unidades do Iases.
A abertura do Projeto de 2009 abordará o tema Carnaval e contará com a participação do ator capixaba Théo Simon. A coordenadora do Projeto do Instituto Solidário, Silvia Araújo Ferreira, disse que o ator trabalhará temas terapêuticos e de saúde mental com os adolescentes abordando técnicas de teatro como a improvisação, relaxamento, dramatização, interpretação, dentre outras.
Também estão sendo montadas outras atividades de Contrapartida Social em outras datas comemorativas como, por exemplo, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
“A idéia é trazer convidados para trabalhar a auto-estima dos adolescentes, a quebra de paradigmas da criminalidade e o resgate de valores de uma forma diferente, que saia da rotina das palestras educativas, com o uso de teatro, músicas e vídeos. O primeiro tema será Carnaval, mas estamos montando cronograma para outras datas festivas”, explicou a coordenadora do Instituto Solidário.
As atividades do Projeto “Contrapartida Social” acontecerão nesta segunda (16), das 8 às 12 horas, na sala do Núcleo Sócio-Terapêutico, localizado no Ambulatório de Saúde do Iases, dentro do espaço físico onde fica as unidades de internação, em Cariacica-Sede.
O atendimento de saúde aos adolescentes em conflito com a lei é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Instituto Solidário e Iases, através de um termo de parceria.
A equipe de saúde é formada por clínicos-gerais, psiquiatra, psicólogo, assistente social, dentistas, assistentes de odontologia, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e coordenador de projetos de saúde. Os profissionais atuam no ambulatório de saúde do Iases inaugurado no ano de 2008.
O deslocamento dos socioeducandos para a realização de atendimento médico externo só é realizado em casos graves. No ano passado foram realizados 25.406 atendimentos de saúde.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br