03/12/2015 07h08 - Atualizado em 01/07/2016 13h05

Núcleo de Saúde do Iases promove palestra sobre prevenção à tuberculose

Com o objetivo de levar informação para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa e para servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Núcleo de Saúde promoveu nesta quarta-feira (02), uma palestra sobre a prevenção à tuberculose.

Os adolescentes e funcionários receberam informações sobre a prevenção e sintomas da doença infectocontagiosa também conhecida como “peste cinzenta”. Além disso, todos foram orientados sobre quais cuidados tomar para a prevenção da doença.

Para a Infectologista da Coordenação Estadual de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lucília Molino, o apoio familiar e a informação preventiva são ferramentas de extrema importância para a prevenção e tratamento da patologia.

“É sempre muito importante contar com o apoio familiar e dos amigos próximos, que têm grande importância no cuidado, caso o individuo já esteja com a doença. Temos que destacar que a informação é a principal ferramenta que pode ser utilizada no combate a esta doença. Uma população que conhece os sintomas e procura periodicamente realizar exames caso haja alguma constatação inadequada e realiza essa assistência primária, se previne de forma mais eficaz”, afirmou a médica.

De acordo com a gerente do Núcleo de Saúde, Regiane Nolasco, a prevenção é de suma importância. “Devemos ser multiplicadores de saúde. Tenho certeza que os funcionários e estes adolescentes, quando saírem da unidade, irão conversar com os seus familiares sobre o assunto e poderão colaborar para que sejam tomadas as medidas necessárias para a preservação da saúde”, disse.

Para o adolescente K.N, de 18 anos, a palestra mostrou diversos sintomas que ele não conhecia e colaborou para que ele aprendesse mais sobre a prevenção contra doenças infectocontagiosas.

“A partir de agora já sei diversas formas de continuar tendo uma vida saudável e também aprendi sobre as formas de transmissão e como é importante passar este conhecimento para os meus familiares”, disse K.N.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard