Os 17 adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), viajam para São Paulo nesta segunda-feira (06) para participar da III Olimpíada da Fundação Casa e levam na bagagem peças de artesanato produzidas nas oficinas do Iases.
A delegação do Iases vai presentear a presidente da Fundação Casa/SP, Berenice Giannella, com peças de artesanato, como tapetes coloridos, confeccionados pelos adolescentes na Oficina de Tear e Tapeçaria.
A cerimônia de abertura será realizada na terça-feira (07), a partir das 9 horas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde ocorrerá o desfile das delegações que representarão as unidades dos Estados participantes. As disputas acontecem até o dia 10.
Neste ano, a III Olimpíada da Fundação Casa contará com um número recorde de participantes. Serão mais de 980 jovens atletas de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e outros estados da região Sudeste e Minas Gerais, dentre outros. A Olimpíada promovida pela Fundação Casa é o maior evento esportivo do país voltado a adolescentes em conflito com a lei.
No ano passado o time do Iases foi medalha de prata no futsal masculino. Neste ano os meninos prometem dedicação para trazer o ouro. O último treino aconteceu nesta quinta-feira (02) na quadra poliesportiva da Unidade de Internação Provisória (Unip), em Cariacica-Sede, sob a supervisão do professor de Educação Física e técnico, Anderson Gazoli Silva.
Os atletas do Iases também estão inscritos no atletismo nas modalidades: 100 metros rasos, revezamentos 4 por 100, salto em distância e ainda no xadrez.
Além das competições esportivas, a programação também inclui a "Olimpíada Cultural". No dia 9 de outubro, das 14 às 18 horas, acontecerá o "Festival de Cultura Urbana", onde os adolescentes farão apresentações de dança de rua, grupo de rap, samba e pagode, grafite e skate.
Os meninos do grupo de pagode "Cantando a Vida", formado na Oficina de Música da Unis, prepararam uma apresentação mais que especial para este dia: eles vão cantar e tocar o Hino do Espírito Santo em ritmo de pagode. No ano passado os adolescentes do Iases foram eleitos o melhor grupo a realizar a apresentação cultural.
O último ensaio aconteceu na tarde desta sexta-feira (03) no Espaço Educativo da Unis, em Cariacica-Sede. Os pais dos adolescentes da delegação do Iases foram convocados para uma reunião e receberam orientações sobre o torneio passadas pelo diretor técnico do Iases, Antônio Haddad Tápias, pela gerente da Unis, Maria Cândida Gomes Bromatti, e a chefe do Núcleo de Atenção à Família do Iases, Maria das Graças Ferreiras, que irá acompanhar os meninos em São Paulo.
Os adolescentes também receberam um kit com mochila, materiais de higiene pessoal, uniformes para os jogos e tênis.
O evento da Fundação Casa de São Paulo visa à integração de adolescentes em conflito com a lei com o esporte e a cultura e tem como objetivo promover a integração socioesportiva e cultural, envolvendo profissionais e adolescentes em conflito com a lei, visando crescimento pessoal dos adolescentes.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br