Habilidosas e dedicadas, as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), já aprenderam a confeccionar bonecas de pano em uma nova oficina iniciada no último dia 07.
A nova oficina começou com a produção de pequenos chaveiros de pano para que as meninas aprendessem a costurar e dar pontos. A dedicação foi tanta, que com apenas uma semana de aula, as adolescentes já passaram a confeccionar as bonecas.
Primeiramente, elas aprenderam a confeccionar a cabeça das bonecas. Além de dar formato à cabeça com pedaços de espuma e pano, as meninas já confeccionam cabelos dos mais variados tipos, com linhas coloridas de lã e barbante. Fitas de cetim também são utilizadas para enfeitar e prender os cabelos das bonecas.
O rosto das bonecas ganha formato com a aplicação de miçangas nos olhos e para finalizar, as meninas pintam a boca das bonecas e soltam à imaginação na hora de fazer a “maquiagem”. Tem bonecas que estão sorrindo e usam “batom” vermelho, outras rosa, tem bonecas com aplicação de sombra nos olhos e “blush” na bochecha.
Nesta semana, as meninas estão aprendendo a fazer a base para o corpo das bonecas. A técnica de costura com pano e espuma também é utilizada nesta etapa do aprendizado e, agora, as meninas aprenderão a costurar pequenos vestidos, blusas, saias e bermudas para as bonecas, com pedaços de retalhos diversos.
A idéia é deixar as meninas à vontade para soltar a imaginação e fazer criações originais. O colorido e a delicadeza das produções já têm chamado à atenção dos funcionários e das meninas. Muitas delas já estão produzindo bonecas com o objetivo de presentearem familiares e colegas.
Aproximadamente 20 meninas participam da nova oficina, que acontece de segunda a sexta-feira, pela manhã, no auditório do Espaço Educativo da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica. A previsão é de que as aulas aconteçam até abril.
A oficina faz parte das atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases, em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil, em todas as unidades do Iases.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
E-mails: lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br