As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão preparando uma diversificada programação para comemorar o Dia do Folclore. celebrado no próximo dia 22. Uma das atividades será a apresentação de uma dança típica da Região Norte do País.
Os ensaios terão início na próxima semana, mas o professor de dança, Wagner Fadine, já começou a apresentar para as meninas as músicas da banda Carrapicho, que serão utilizadas para montar a coreografia. As músicas falam sobre as belezas da Amazônia e o ritmo mistura sons de tambores e chocalhos indígenas.
“Escolhemos montar uma coreografia com o ritmo do Norte porque a banda Carrapicho é um dos grupos mais folclóricos do Brasil. A dança e a música deles é uma forma de apresentarmos e aproximarmos as meninas desta cultura”, disse a pedagoga da UFI, Penha Perini.
Para a apresentação, que deve ocorrer na última semana de agosto, as meninas também farão a customização das roupas com características indígenas.
A unidade também será decorada com painel de mosaico feito de papel lustroso, que retratará o Saci Pererê, uma das figuras mais tradicionais do folclore brasileiro. O painel ficará exposto na entrada da unidade durante a Semana do Folclore.
Outras atividades
Outras lendas do folclore nacional, como O Curupira, A Mula-Sem-Cabeça e O Boto Cor de Rosa, assim como as lendas capixabas do Monte Moxuara e Mestre Álvaro, já estão sendo temas de debate e trabalhos em salas de aula, desde o início do mês de agosto.
A professora de Português, Gelsa dos Santos Rosário, disse que está aproveitando a temática para pesquisar e demonstrar para as meninas as diversas diferenças culturais que existe no País, além de trabalhar a língua portuguesa por meio de exercícios da leitura de livros e textos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br