09/01/2009 12h30 - Atualizado em 30/06/2016 16h16

Meninas da UFI começam nova oficina de chaveiros e bonecas de pano

Os trabalhos manuais e artesanais feitos pelas meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), como brincos, roupas bordadas e chinelos com aplicações de miçangas, já chamam a atenção pela delicadeza dos detalhes e, nesta semana, as meninas iniciaram uma nova oficina de “Chaveiros e Bonecas de Pano”, onde os detalhes das produções também encantam.

Para adquirir habilidade manual e aprender a costurar e dar pontos, a oficina foi iniciada nesta quarta-feira (07), com a confecção de chaveiros de pano. Com retalhos diversos, espuma, lãs e linhas coloridas, tintas e miçangas, as meninas dão forma aos mais variados modelos de chaveiros em formato de coração e flores.

“A produção dos chaveiros é uma inicialização para que as meninas aprendam a colocar a linha na agulha, fazer pontos, costurar, para que elas façam as bonecas de pano com enchimento e retalhos”, explicou a pedagoga da UFI, Penha Eliete Perini da Fonseca.

Aproximadamente, 20 meninas participam da nova oficina que acontece de segunda a sexta-feira, pela manhã, no auditório do Espaço Educativo da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica. A previsão é de que as aulas aconteçam até abril.

A oficina faz parte das atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases, em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil, em todas as unidades do Iases.

A coordenadora dos projetos no Iases, representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Central Única de Favelas (Cufa), Jaqueline Wandekokon, disse que as meninas estão fazendo um ótimo trabalho.

“É diferente para as adolescentes. Antes elas produziam bijuterias, caixas de presentes. Agora criam bonecas com outros materiais que elas estão acostumadas a trabalhar, é uma experiência diferente para elas. A cada bordado, é um sorriso no rosto”, disse Jaqueline.

A pedagoga da UFI, Penha Eliete, disse que as meninas estão gostando tanto de suas produções que pediram para presentearem familiares e colegas com os chaveiros e bonecas.

“A cada dois chaveiros que elas produzem, um vai ficar com elas e o outro vamos guardar na Unidade para exposições em feiras de artesanato em que o Iases venha a participar. Vamos fazer o mesmo com as bonecas de pano. É um trabalho que merece ser mostrado”, disse a pedagoga.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard