Em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), lançou uma obra inédita para a sociedade capixaba: o livro "Gente que Inova: o servidor público que ajuda o ES a mudar". A obra conta histórias de nove servidores que, com suas trajetórias pessoais e profissionais, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população a partir de suas atitudes empreendedoras. O livro foi lançado nesta terça-feira (27), às 9h30, durante o “Café com o Governador”, no Palácio Anchieta.
O governador Paulo Hartung comemorou o lançamento do livro, que segundo ele é mais um marco entre tantos relacionados aos servidores públicos estaduais. Após parabenizar os servidores públicos pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira (28), Hartung lembrou que, desde 2003, o Governo voltou a formar quadros de carreira no Estado, profissionais que, independente dos governantes que estejam à frente das instituições, permanecem na estrutura governamental e servem de referência para o bom funcionamento da máquina pública.
“Já realizamos 41 concursos públicos e reformulamos 33 estruturas de carreiras do serviço público estadual, desde 2003. Estamos construindo, passo a passo, uma nova relação com a sociedade. E cada um de nós tem a responsabilidade de trabalhar pela melhoria constante dos serviços prestados à população capixaba, sobretudo da parcela menos favorecida da população. O serviço público pode e deve ser de qualidade, ainda mais se levarmos em conta que ele é financiado diretamente pelo cidadão, que arca com uma pesada carga de impostos”, pontuou.
Cerca de 200 servidores participaram do Café com o Governador. Além dos nove personagens do livro, servidores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado foram selecionados levando-se em consideração atitudes empreendedoras que estão sendo desempenhadas em prol da melhoria do serviço público estadual.
No livro foram destacadas histórias de servidores estaduais e municipais, descobertos por meio do Prêmio Inoves. Todos eles participam de projetos e ações que já foram premiados pelo Inoves em um dos ciclos do prêmio. Eles representam na publicação todos os outros bons exemplos espalhados pelo serviço público do Estado.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, adiantou que outros nove nomes já foram selecionados para a segunda edição do livro que, segundo o secretário, foi produzido “para homenagear os servidores inovadores e também para divulgar o bom exemplo do serviço público capixaba”.
Para Oliveira, a Política de Recursos Humanos é a mais importante política de gestão, pois a qualidade dos serviços depende basicamente da qualidade e da motivação dessas pessoas. “Por isso realizamos ações de capacitação e de reconhecimento do mérito dos servidores. Nesta área, o Governo do Estado vai deixar bons legados para o próximo Governo, para a Administração Pública e para a Sociedade”, disse.
Oliveira aproveitou para citar alguns dos principais projetos e ações desenvolvidos pela administração dentro da política de Recursos Humanos, com foco na capacitação e no reconhecimento. Na área de capacitação a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) merece destaque. “Estamos chegando a 40 mil servidores capacitados de 2003 a 2009. Para se ter uma idéia do que significa isso, em 2002 foram capacitados 900 servidores no ano. Em 2009, já ultrapassamos a marca de 10 mil servidores capacitados. Hoje, capacitamos por mês mais do que era feito em um ano todo”, comemorou o secretário.
Com relação ao reconhecimento, para Oliveira “o servidor sabe hoje que há uma política de Governo olhando para ele. Fazemos desde 2005 a Semana do Servidor, com campanha na mídia que promove a imagem do servidor junto à população e, além disso, tem o Prêmio Inoves, que reconhece os projetos que fazem a diferença na vida da população pelo Estado”, destacou.
Semana do Servidor
O Café com o Governador e o lançamento do livro “Gente que Inova: o servidor público que ajuda o ES a mudar”, encerram com chave de ouro as atividades realizadas em homenagem ao Dia do Servidor Público 2009, comemorado nesta quarta-feira (28). Desde o dia 19 de outubro a Seger desenvolveu eventos comemorativos para o servidor. Foram realizadas apresentações musicais em órgãos do estado e o destaque ficou com o grande evento no Centro de Convenções de Vitória, que reuniu mais de três mil servidores nos dias 21 e 22 de outubro.
O objetivo da Semana do Servidor é valorizar os profissionais do governo, mostrando a importância do trabalho e da dedicação presentes nos serviços públicos fundamentais para a qualidade de vida dos capixabas.
1) ANA MARIA CARACOCHE
Referência na luta pelos Direitos Humanos no Espírito Santo, Ana Maria está à frente do Balcão da Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
2) CHARLES MOURA NETTO
Responsável pelo projeto de maior visibilidade em Santa Maria de Jetibá, o “Pró-Chess – Xadrez Pedagógico”, Charles é professor municipal de Educação Física.
3) GERTRUDES ROSA DE SOUZA CABRAL
Pedagoga no município de Brejetuba, Gertrudes dedica seus mais de 30 anos de serviço público no ensino como elemento transformador da sociedade.
4) LUCIANE DO ROSÁRIO SAMPAIO FRIZERA
Essencialmente professora, Luciane extrapola a sala de aula e preocupa-se com seus alunos, com as famílias e com as comunidades nas quais atua.
5) MÁRCIA VIEIRA LEVY
Professora em Cachoeiro de Itapemirim, Márcia ajudou a implantar o Reviverde – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, um dos programas de educação ambiental mais respeitados do Estado.
6) QUÉSIA DA CUNHA OLIVEIRA
Diretora-geral de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Quésia gerencia inúmeros projetos com foco na educação e no trabalho como fontes para a recuperação dos presos.
7) REINALDO BATISTA SALGADO
Há 31 anos atuando como Médico Radiologista do Hospital São Lucas, Reinaldo Salgado se move pela preocupação com o outro.
8) ZANANDRÉ AVANCINI
Psiquiatra, Zanandré atua no Centro de Atenção Psicossocial Mochuara, da Secretaria de Estado da Saúde, e luta por um tratamento mais humanizado para seus pacientes.
9) ZENAIDE NOGUEIRA DE BRITO RIBEIRO
Professora multiuso, como é chamada em Pedro Canário, Zenaide desenvolve projetos de inclusão digital e social.Serviço:
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua
Tel.: 3381-6450 / 99496018
clarissa.scardua@seger.es.gov.br