09/06/2016 15h35 - Atualizado em 11/07/2016 15h34

Jovens do CSE concluem cursos em três áreas

Vestidos a caráter, de beca, jovens do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), emocionaram familiares e servidores na última quarta-feira, dia 08. Na ocasião, aconteceu a formatura de cursos profissionalizantes realizados na unidade.
Compuseram a mesa da solenidade a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz; o gerente da unidade, Rodrigo Trindade; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi um dos parceiros na realização de um dos cursos, Jackson Rodrigues; e um dos professores envolvidos Izaias Lopes.
Além do Senai, os cursos foram oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pela Associação das Obras Pavonianas e pela Fundação Educacional Antônio Dadalto (FEAD).
As áreas contempladas nas formações foram panificação, gesso e informática, e, em posse dos certificados, os jovens homenagearam os parceiros com agradecimentos e músicas.
“Se continuarem neste caminho, daqui alguns anos eles estarão usando a beca da graduação. Estes cursos vão abrir portas e ajudar a aumentar as chances no mercado de trabalho”, disse Alcione, que também agradeceu aos parceiros pela oportunidade oferecida aos jovens diante do momento delicado da economia do País, em que é preciso estar preparado.
Jackson também foi convidado a fazer um pronunciamento e, em nome do Senai, valorizou a possibilidade de oportunizar aprendizado aos jovens: “Para nós, é gratificante fazer parte deste momento. Esperamos que eles façam bom proveito destes cursos porque, através deles, estes meninos terão a oportunidade de fazer a diferença”, conta.

Oportunidades
O gerente do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Rodrigo Trindade, parabenizou os formandos pela perseverança e empenho e reforçou a importância da qualificação para a vida de cada um quando terminarem o cumprimento das suas medidas socioeducativas.
“A dedicação de vocês aqui na unidade irá repercutir lá fora. Certamente, vocês encontrarão oportunidades para colocar todo o aprendizado em prática. E nós vamos mantendo o nosso trabalho contínuo, buscando outras oportunidades”, disse.
No momento da sua fala, Rodrigo homenageou três servidores que se envolveram diretamente nos cursos, conhecidos na unidade como Izaias Lopes Fernandes, Maria das Dores Cunha Alves e Bruno de Mello Gomes.
Izaías, que também estava à mesa da solenidade, fez uma fala no evento: “Enceramos os cursos com 99% dos que começaram formando. E as profissões podem ser exercidas em qualquer lugar do mundo, aproveitem esta chance”, incentivou.
Depois do evento, todos se dirigiram para o refeitório para degustar bolos e café feitos pelos alunos do curso de panificação. E quem serviu os quitutes foram jovens uniformizados que estão fazendo curso de garçom, que será concluído em breve.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27)3636.5484
marina.frossard@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard