O socioeducando “F”, da Unidade de Internação da Regional Sul, ganhou nova bolsa de estudos para continuar frequentando as aulas de teatro em uma escola especializada na formação de atores, sediada em Cachoeiro de Itapemirim. Pelo desempenho que teve na primeira fase do curso, o jovem ganhou certificado de participação e o direito de seguir com os colegas de turma para o segundo módulo da Oficina de Jogos Teatrais.
Nesta fase, ele foi inserido no processo de desenvolvimento da leitura para despertar a criatividade com a gramática teatral, desenvolvendo o senso crítico. O método será aplicado com apoio de textos sugeridos pela Oficina e a partir de jogos para despertar a espontaneidade e leitura pessoal, levando em consideração o conhecimento de mundo de cada aluno.
Segundo a atriz e professora da escola, Isabel Bremide, o jovem da Unidade terá grade de estudos e atividades comuns aos demais alunos. Oito temas serão trabalhados no decorrer do curso, entre eles, “O corpo e o saber em ação”, “A voz e o texto: a palavra ouvida”, “Um doce encontro: voz, corpo e texto”, “No movimento da imaginação”, “Leitor e Leitura: um encontro de Amor (contação de histórias)”, “A escrita criativa e reflexiva”, “Ler, escrever, reinventar a vida”, e “Leitura: da decodificação à leitura crítica”.
O conteúdo visa apresentar a importância da arte e, ao mesmo tempo, diagnosticar e trabalhar as dificuldades de comunicação dos futuros atores de forma lúdica e inovadora, através de exercícios que possam integrar o grupo e levá-los a se expressar de forma artística.
“Me sinto feliz em participar do novo módulo por que é uma oportunidade de aprimorar mais meu conhecimento e aprender coisas novas. Assim vou me preparando melhor para este segmento no mercado de trabalho, conhecendo e valorizando cada vez mais a arte e a cultura”, comentou o socioeducando beneficiado.
A coordenadora de Inclusão da Unidade, Maria Lucia Machado, ajudou a conseguir a nova bolsa de estudos. Segundo ela, no entanto, a dedicação do jovem possibilitou que a escola de teatro oferecesse a continuidade dele no projeto.
“Foi uma conquista pela excelente avaliação na aprendizagem do 1º Módulo. Foi gratificante, pois percebi o interesse que ele demonstrou nas atividades propostas e na metodologia aplicada, o que contribuiu não só para o crescimento pessoal mas para despertar habilidades, reflexões de valores de forma lúdica e prazerosa”, destacou.
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