20/06/2012 14h26 - Atualizado em 01/07/2016 10h59

Jovem atleta do Iases conquista medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Um jovem atleta da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, representou o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Yunmookwan e conquistou uma medalha de ouro. O socioeducador que coordena a oficina esportiva na Unidade também participou do campeonato e trouxe mais uma medalha de ouro para o Estado.

Realizado em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 16 e 19 deste mês, o evento contou com a participação de representantes de nove estados brasileiros: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Pernambuco.

O jovem atleta do Iases e o socioeducador, Marcelo Kazuya, representaram o Estado em duas modalidades: Taekwondo e Hapkido. Na disputa final, o socioeducando venceu o então campeão brasileiro e sul-americano, Igor Ribeiro, e surpreendeu pelo excelente desempenho.

O professor e atleta, Marcelo Kazuya, avalia que o jovem atleta teve um bom desempenho físico e também na aplicação das técnicas desta modalidade, que trabalha principalmente a prática esportiva aliada a fundamentos da filosofia oriental e tem como base a boa convivência, o respeito e a hierarquia.

O Taewondo é um esporte olímpico e tem como objetivo trabalhar o autocontrole e a disciplina. De acordo com a Gerência Pedagógica do Iases, a prática deste tipo de modalidade esportiva é reconhecidamente exitosa e tem o objetivo de promover o equilíbrio, domínio próprio, além de trabalhar questões como ética, respeito e resgate da autoestima.

Em todas as unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica e assim como a escolarização e a qualificação profissional, visa promover o convívio, a promoção da saúde e do bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.

Unidades Regionais Norte

A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard