Um jovem atleta da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, representou o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Yunmookwan e conquistou uma medalha de ouro. O socioeducador que coordena a oficina esportiva na Unidade também participou do campeonato e trouxe mais uma medalha de ouro para o Estado.
Realizado em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 16 e 19 deste mês, o evento contou com a participação de representantes de nove estados brasileiros: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Pernambuco.
O jovem atleta do Iases e o socioeducador, Marcelo Kazuya, representaram o Estado em duas modalidades: Taekwondo e Hapkido. Na disputa final, o socioeducando venceu o então campeão brasileiro e sul-americano, Igor Ribeiro, e surpreendeu pelo excelente desempenho.
O professor e atleta, Marcelo Kazuya, avalia que o jovem atleta teve um bom desempenho físico e também na aplicação das técnicas desta modalidade, que trabalha principalmente a prática esportiva aliada a fundamentos da filosofia oriental e tem como base a boa convivência, o respeito e a hierarquia.
O Taewondo é um esporte olímpico e tem como objetivo trabalhar o autocontrole e a disciplina. De acordo com a Gerência Pedagógica do Iases, a prática deste tipo de modalidade esportiva é reconhecidamente exitosa e tem o objetivo de promover o equilíbrio, domínio próprio, além de trabalhar questões como ética, respeito e resgate da autoestima.
Em todas as unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica e assim como a escolarização e a qualificação profissional, visa promover o convívio, a promoção da saúde e do bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo