Jogos educativos de tabuleiro e cartas estão incentivando o aprendizado da Matemática nas salas de aula da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). O aprendizado está acontecendo de forma divertida com jogos como “Trilha” e “Uno”.
As aulas diferenciadas fazem parte do Projeto de Matemática denominado “Einsten”, desenvolvido pelos professores Tadeu Kruger e Regina Lúcia Pina. O objetivo do projeto é desenvolver atividades que promovam o raciocínio lógico e o aprendizado de cálculos de forma interativa, criativa e cultural.
Durante o jogo denominado “Trilha”, os adolescentes simulam situações do cotidiano com perguntas e respostas sobre medidas e peso. Já o “Uno”, estimula a concentração e rapidez.
De acordo com a pedagoga da Unip, Edneide Paula Rodrigues, a proposta é que a atividade seja feita de forma continua, para incentivar os adolescentes a realizar ações inteligentes, estimulando a rapidez e a “competição” que será enfrentada no mercado de trabalho futuramente.
“Os meninos aprendem a teoria básica da matemática de forma lúdica. Eles adoram desafios e se sentem estimulados com esse tipo de atividade”, disse Edneide.
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Texto: Éricka Almeida