Um intercâmbio esportivo entre Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e uma campanha de vacinação alterou a rotina do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, nesta quarta-feira (20).
Os adolescentes do CSE receberam a visita dos socioeducandos das Unidades Regionais Norte do Iases, localizadas em Linhares, para um intercâmbio esportivo, que contou a realização de uma partida de futsal. Os dois times foram vencedores de campeonatos internos de férias em cada Unidade e na partida desta quarta-feira (20), o CSE saiu vencedor com oito gols contra três dos adolescentes da Regional Norte.
De acordo com o coordenador intereducativo da Regional Norte, Caique Nascimento, o objetivo da atividade foi mostrar para os adolescentes que o esporte tem a finalidade de promover não só um momento de lazer e atividade física, mas também integrar os participantes a agirem coletivamente com respeito, cooperação, harmonia e trabalhar em equipe.
Paralelamente ao intercâmbio esportivo, o CSE também está realizando nesta quarta-feira (20), uma campanha de vacinação onde estão sendo aplicadas vacinas contra Tétano, Hepatite e Gripe.
A ação conta com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica e tem como público alvo, os adolescentes do CSE e também funcionários.
A campanha visa a colocar em dia os cartões de vacinação de adolescentes e funcionários, bem como gerar novos cartões de imunização para aqueles que ainda não possuem a documentação.
Gestão compartilhada
A gestão do Centro Socioeducativo e das Unidades Regionais Norte do Iases são administrados pelo Governo do Espírito Santo em parceria com a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre Iases e a Organização Social, que aplica o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) nos locais. O MPC é uma metodologia de atendimento socioeducativo diferenciada onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
O Modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
O CSE já está em funcionamento há mais de dois anos e as Unidades Regionais Norte estão sendo ocupadas de forma gradativa.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br