Jogos, brincadeiras, trabalho e integração marcaram a semana de capacitação continuada ‘Jogos Cooperativos: A educação pelo jogo, construindo um mundo melhor’, que reuniu socioeducadores do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), através de um contrato firmado com o Instituto.
A capacitação, ministrada por Guilherme Astolfi, professor de Educação Física, advogado e gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA de São Paulo, teve início na segunda-feira (18) e se encerrou nesta sexta-feira (22). Guilherme Astolfi aplica nas unidades o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), programa de atendimento socioeducativo diferenciado, que no Espírito Santo, é utilizado no CSE,
Durante toda a semana, os socioeducadores participaram de palestras e de ‘jogos cooperativos’, como o futebol em duplas, pula cordas e jogos com balões, onde o principal objetivo era proporcionar a interação entre os profissionais das diversas áreas da socioeducação, como segurança, pedagogia, assistência, dentre outros.
Os adolescentes do CSE participaram do encerramento da capacitação promovendo uma surpresa para os socioeducadores: foram eles que entregaram os certificados aos profissionais.
“Me senti muito feliz ao receber meu certificado das mãos do adolescente. pois representa para mim, a prova viva de tudo que eu vivencio no CSE, que é acreditar no projeto. O sorriso sincero do adolescente me entregando o certificado foi maravilhoso, tem um significado muito maior”, destacou a assistente social Rosângela Elízio.
Projeto diferenciado
O atendimento aos adolescentes do CSE é realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto socioeducativo diferenciado, que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade, por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
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