19/08/2013 09h24 - Atualizado em 01/07/2016 11h24

Importância familiar é discutida em Cachoeiro

Devido a Semana Nacional da família, iniciada na segunda semana de agosto, os espaços socioeducativos da Unidade de Internação Regional Sul serviram de verdadeiros “palcos” para debates e discussões acerca do relacionamento entre pais e filhos. Nesta semana, o assunto ganhou ainda mais espectadores.

Foi realizada na Igreja São Francisco de Assis, no município de Cachoeiro do Itapemirim, uma conversa em que a palestrante foi a coordenadora de inclusão da unidade, Maria Lucia de Oliveira Machado.

Na ocasião, estavam presentes pais, amigos, e outros membros da comunidade cachoeirense, todos a fim de tratar e conscientizar as famílias em relação ao tema “Educar pela Presença”, em que o intuito é promover um fortalecimento dos laços, voltados para os ensinamentos através da fé.

Durante a palestra também foi incentivado o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que pais e filhos encontrem no lar o ambiente mais propício para o desenvolvimento da vida e projeção de novos projetos de crescimento espiritual.

A palestra foi concluída com fala da palestrante e coordenadora de Inclusão, Maria Lucia. “Devemos assegurar aos nossos filhos um dos bens mais preciosos: a presença compartilhada e dialogada, em que pais e responsáveis têm que assumir a missão, para que sejam os primeiros educadores dos valores humanos e autênticos transmissores de fé”.

A Semana Nacional da Família é uma programação criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que através de uma “nova evangelização”, discute o papel dos pais, os desafios que se apresentam, os valores que permanecem, educação pela presença, presença dos pais com fortaleza e docilidade, iniciação cristã como educação para a felicidade e, por último, a elaboração de projeto de vida pessoal e familiar.

No final do último mês, dia (28), foi realizada a primeira Assembleia Familiar organizada pela equipe escolar do complexo, ocasião em que foi debatida a importância da relação familiar com a escolar nos processos de ressocialização, debatendo também outros assuntos voltados para a educação.

Informações à Imprensa:
ssessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Geovana Chrystêllo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard