03/09/2012 12h34 - Atualizado em 01/07/2016 11h05

Iases: Vida nova para abrigados da Unaed

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) está realizando o processo de descentralização do atendimento da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), localizada em Cariacica-Sede, que atende portadores de necessidades especiais, mentais e físicas, encaminhados por meio das Varas de Infância e Juventude da Grande Vitória e do interior do Estado. Foram firmados termos de parceria para a implantação de residências inclusivas, que atenderão adolescentes e jovens adultos, portadores de transtornos mentais ou necessidades especiais, anteriormente abrigados na Unaed.

Ao todo, quatro residências inclusivas já foram implantadas e estão em funcionamento no município da Serra, coordenadas pelo Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (Iges) e pelo Movimento Paz Espírito Santo (Paz-ES). Os locais funcionam na modalidade de abrigos permanentes, classificadas de acordo com o nível de complexidade do atendimento a ser dispensado aos abrigados, como por exemplo, específicas por sexo, para cadeirantes, dentre outras especificidades.

Estes locais dispõem de espaços físicos adaptados para a pessoa com deficiência, alimentação em conformidade com o público a ser atendido, medicamentos e mão de obra especializada para este atendimento em saúde mental. Também é garantida a articulação e serviços junto à rede comunitária, de educação, saúde, dentre outras, que auxiliam no atendimento deste público especializado e ainda favorecem a inserção social.

Trinta e cinco abrigados da Unaed já foram contemplados com o processo de descentralização e transferência da Unaed para as quatro casas inclusivas, realizado nos meses de abril e maio. Eles se encontram em duas residências, coordenadas pelo Movimento Paz-ES, localizadas no Bairro de Fátima, na Serra, que atende ao grupo com maior autonomia, sendo uma casa com nove abrigados do sexo masculino e 10 do sexo feminino. Já em Manguinhos, está localizada a residência que atende a oito cadeirantes, sob a coordenação do Iges. Em outra residência, em Bicanga, também coordenada pelo Iges, está um grupo de oito portadores de transtornos mentais ou necessidades especiais.

Na manhã desta segunda-feira (03), profissionais das secretarias municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica, representados pelos profissionais Eliana Moreira Nunes Garcia e Anabel Araújo Gomes Pereira, da Prefeitura de Vitória; Roseane Nascimento Castro, da Prefeitura de Vila Velha; e Joel Ronaldo Sudário, da Prefeitura de Cariacica, visitaram as casas para conhecer o trabalho e auxiliar em todo o processo de descentralização.

Em abril deste ano, a Unaed contava com 57 abrigados. Com a descentralização e o encaminhamento para as residências conclusivas, a Unidade ainda está atendendo a 21 abrigados que também serão encaminhados para outras casas conforme o plano de descentralização da Unaed e firmamento de termos de parceria.

De acordo com o coordenador da Unaed, Glaycon Gomes de Araújo, as primeiras transferências foram realizadas com sucesso. “Toda a equipe está empenhada nesta ação. Os abrigados nos ajudaram a iniciar o processo com alegria”, disse. Todo o procedimento está sendo monitorado e acompanhado pelo Iases que, a partir de agora, também acompanhará o funcionamento das casas, conforme prevê o termo de parceria.

Foi constituída uma Comissão de Monitoramento e Avaliação conforme a Instrução de Serviço Nº 194 de 29 de março de 2012, composta por representantes do Iases; do Conselho Estadual de Assistência Social (Coaneas); da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh); do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo; do Ministério Público do Estado do Espírito Santo; da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); a qual atuará no acompanhamento dos termos de parceria firmados com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) no sentido da descentralização da Unaed e a continuidade da execução regular dos serviços.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard