Os 64 professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que irão atuar na escolarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas unidades de atendimento administradas pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) foram recepcionados nesta terça-feira (02) para uma capacitação.
A partir desta quarta (03) até a sexta-feira (05), os professores e a equipe pedagógica farão o planejamento do ano letivo de 2010 para iniciar as aulas na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), Unidade de Internação Provisória (Unip) e Unidade Feminina de Internação (UFI), na próxima segunda-feira (08).
A acolhida aos profissionais da Educação foi realizada em duas etapas, pela manhã e na tarde desta terça-feira (02), e contemplou os professores que irão atuar nos turnos matutino e vespertino.
Os professores foram recepcionados pelos gerentes das Unidades de atendimento e pela equipe pedagógica. Eles também participaram da capacitação introdutória sobre o trabalho socioeducativo realizado com os adolescentes em conflito com a lei, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), e conheceram o novo modelo pedagógico do Iases, desenvolvido desde novembro de 2009.
Além de ações de escolarização, o novo modelo contempla atividades socieducativas divididas em fases iniciais, intermediárias e conclusivas, que incluem escolarização, cursos de profissionalização, oficinas pedagógicas, esporte, cultura, lazer, espiritualização e ações sócio-terapêuticas que têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, político, educacional, profissional, cultural, esportivo, de lazer e de convívio familiar e comunitário dos adolescentes e suas famílias.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br