Professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam na escolarização nas Unidades Socioeducativas do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram nesta sexta-feira (12) de uma capacitação que teve como objetivo abordar temas ligados à educação no sistema socioeducativo e seus desafios.
Aproximadamente 70 profissionais de educação que atuam no conjunto de unidades de Cariacica e regionais Sul e Norte, trabalharam temáticas sobre s postura ética e profissional, normas e procedimentos de segurança, o papel do pedagogo na socioeducação os programas das unidades, dentre outros temas referentes à educação no sistema socioeducativo. Além de palestras, os participantes também participaram de dinâmicas.
O projeto de capacitação foi idealizado pela diretoria técnica do Iases, através da gerência pedagógica do Instituto e contou com a parceria da gerência de segurança, das equipes técnicas das unidades socioeducativas e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Para a gerente pedagógica do Iases, Nathalya Galvão, a capacitação teve como objetivo reforçar a parceria entre os órgãos, construir um novo modelo de escolarização, com mais diálogo, troca de conhecimentos, parceria e trabalho em equipe.
“É muito importante apresentar o Iases aos profissionais da educação, explicar o papel de cada um dentro do espaço pedagógico, informar sobre as medidas socioedeucativas provisória e de internação, além de especificar o público atendido e quais normas e regras que devem ser seguidas dentro das unidades”, disse Nathalya.
Escolarização
A escolarização em todas as unidades do Iases é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Professores atuam em escolas localizadas dentro das unidades. Além da escolarização, a jornada pedagógica dos adolescentes contempla atendimentos técnicos, jurídicos e de saúde, além de oficinas pedagógicas, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, ações de cultura, lazer e convivência comunitária e familiar.
Os adolescentes são submetidos a avaliações periódicas; realizam tarefas; e podem avançar de ano de acordo com o rendimento individual. As disciplinas, por sua vez, seguem a grade curricular da rede Estadual de ensino e são ministradas por professores da Secretaria de Educação (Sedu) que, em parceria com o Iases, garantem a escolarização dos jovens.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 99932.7739
imprensa@iases.es.gov.br