20/08/2008 10h45 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Iases realiza para Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realiza, no dia 29 de agosto, o III Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. O evento acontece no Hotel Aruan, na Praia de Camburi, em Vitória.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (25). Os participantes devem confirmar presença pelo telefone: (27) 3233.5471, fax (27) 3233.5469, ou pelos e-mails: lia@iases.es.gov.br e atecnica@iases.es.gov.br.

Serão 400 vagas destinadas para representantes do judiciário, promotores, gestores e técnicos municipais, conselheiros tutelares, Conselhos dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Secretarias Estaduais e Municipais, e entidades ligadas à criança e ao adolescente.

O evento é realizado pelo Iases por meio da Gerência de Medidas Socioeducativas Não Privativas de Liberdade. O objetivo é sensibilizar e capacitar representantes e atores sociais dos municípios do Espírito Santo para a implementação e implantação das medidas socioeducativas - Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço a Comunidade (PSC) - nas cidades.

Atualmente 12 municípios desenvolvem programas de LA e PSC, são eles: Vitória, Vila Velha, Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Gabriel da Palha, São Mateus, Nova Venécia e Serra.

Programação:

Dia: 29 de Agosto de 2008
Local: Auditório do Hotel Aruan – Av. Dante Micheline, Praia de Camburi, Vitória/ES.
Horário: 8 às 16h30

8 horas: Recepção e Credenciamento

9 horas: Composição da Mesa de Abertura

10 horas: Palestra: ‘Articulação em Rede, Responsabilidades dos Agentes e Novos Olhares sobre as Medidas Socioeducativas’.
Palestrante: Marcelo Gomes Silva: Promotor de Justiça de Santa Catarina, Coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude do MPSC, Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor da Escola do Ministério Público, Autor do livro: Ato Infracional e Garantias.

11h30: Debate

12 horas: Almoço (livre)

13h30: Palestra: ‘Implementação das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto na Perspectiva do Sinase – Experiência de Recife/PE’.
Palestrante: Brígida Ariadne Taffarel: Psicóloga, Consultora, Ex-Diretora da Unidade de Internação Centro da Juventude da FEBEM/RS e Ex-coordenadora do Programa de Liberdade Assistida da Prefeitura de Recife/PE.

15 horas: Debate

15h20: Exposição da Política Estadual das Medidas Socioeducativas do Estado do Espírito Santo
Expositor: Antônio Haddad Tápias: Diretor Técnico do Iases

16 horas: Debate