Uma solenidade de formatura e duas assembleias familiares irão movimentar o final de semana dos adolescentes de duas Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Neste domingo (05), 31 adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Norte, localizada em Linhares, recebem certificados profissionalizantes e após a solenidade, será realizada uma assembleia especial de famílias.
As atividades na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, estão previstas para terem início ao meio dia de domingo (05), com a solenidade de formatura onde serão entregues 84 certificados profissionalizantes pelos cursos de pintura imobiliária, informática e artesanato. Os cursos foram desenvolvidos entre os meses de novembro e dezembro de 2011 com carga horária total de 85 horas cada.
Assembleia de Famílias
Após a formatura o Iases realizará uma assembleia especial de famílias cujo objetivo é aproximar os adolescentes e seus parentes durante o período em que os jovens cumprirão medidas socioeducativas.
Os adolescentes recém-chegados às unidades receberão dos familiares um bonsai - na cultura japonesa, “árvore em bandeja” -, que representará a presença dos parentes. Os socioeducandos terão de cuidar da planta enquanto estiverem cumprindo a medida socioeducativa de internação no local.
Os familiares, por sua vez, receberão medalhas das mãos dos adolescentes, simbolizando o comprometimento e o acompanhamento da família no processo socioeducativo. A ação sociofamiliar integra o programa pedagógico das Unidades, baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.
A metodologia de atendimento é realizada de forma diferenciada e individualizada, na qual os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O objetivo do modelo é oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br