Professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam na escolarização nas Unidades Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e nas Unidades da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), localizadas em Linhares, iniciaram no inicio do mês de junho, uma capacitação na Unidade de Internação Provisória Norte do Iases, que trabalhará temas ligados à educação no sistema socioeducativo e penitenciário.
A I Capacitação de Professores da Regional Norte está sendo realizada pelo Iases e pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua nas unidades regionais por meio de um contrato de gestão compartilhada. O curso terá duração média de 120 horas e encontros estão previstos para acontecer às sextas-feiras. O tema central da capacitação trata sobre “A busca de valores para adolescentes em conflito com a lei”.
Durante as 120 horas de curso, aproximadamente 30 profissionais de educação vão trabalhar abordagens sobre o descaso social na educação, a educação especial: inclusão e respeito às diferenças, a relação da família e da escola, dentre outros temas referentes à educação no sistema socioeducativo e penitenciário.
O projeto de capacitação foi desenvolvido pelo pedagogo da Acadis, Edson Liberato, em parceria com a equipe da Regional Norte do Iases. A capacitação também conta com o apoio da Sedu, por meio da Superintendência Regional de Educação de Linhares.
A abertura da capacitação realizada na última sexta-feira (01), contou com a presença da gerente da Unidade de Internação Provisória Norte, Silvany Caldeira, da superintendente de educação regional, Regina Célia da Silva Lazari, além de outros educadores que atuam nas unidades do Iases e Sejus, além de um adolescente, que realizou uma fala em nome de todos os estudantes do Iases.
A escolarização em todas as unidades do Iases é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Professores atuam em escolas localizadas dentro das unidades. Além da escolarização, a jornada pedagógica dos adolescentes contempla atendimentos técnicos, terapêuticos e de saúde, além de oficinas pedagógicas, cursos profissionalizantes e atividades esportivas e ações que a cultura, o lazer e a convivência comunitária e familiar.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br