O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), irá realizar a VIII Assembleia Comunitária. O encontro discutirá a “Importância dos Vínculos Familiares para os Vínculos Sociais”. O evento será realizado na próxima sexta-feira (02), a partir das 14 horas, na Escola Estadual Germano André Lube, na Serra.
O objetivo das Assembleias Comunitárias é mobilizar a comunidade, as famílias e os profissionais de diversas áreas sobre a importância de uma rede integrada para um atendimento socioeducativo cada vez melhor. Para isso, os encontros trazem informações e resultados que possam gerar reflexões e discussões. A VIII Assembleia Comunitária terá foco no vínculo familiar como um dos pilares da socioeducação.
O encontro irá contar com a presença da juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão Alves, e da coordenadora de Inclusão Social da Acadis, Tatiane Melo, para contextualizar as Assembleias Comunitárias, mostrando a importância desses encontros para uma rede socioeducativa cada vez mais integrada.
O tema principal, “Importância dos Vínculos Familiares para os Vínculos Sociais”, será abordado pela psicanalista Renata Conde Vescovi. O evento também contará com a participação de adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, que irão apresentar o Hino Nacional em ritmo de Congo e dar depoimentos sobre suas experiências, projetos de vida e sobre o atendimento socioeducativo.
De acordo com Tatiane Melo, o diferencial dessa assembleia é a forma de abordagem do tema. “Vamos abordar a temática da família e do vínculo social por meio de um profissional de psicanálise. Estamos na expectativa de um momento muito rico em informação e reflexão”, afirmou.
Esta ação é uma estratégia prevista no projeto internacional ‘Ninez Sin Rejas’ (Adolescência Sem Grades), realizado no Brasil pela Inbradese e que, no Espírito Santo, conta com o apoio do Iases e da Acadis, que apresenta modelos alternativos de resolução de conflitos relativos a adolescentes autores de atos infracionais na América Latina, em desenvolvimento nos seguintes países: Colômbia, Brasil, Equador, Guatemala e Peru. O projeto ‘Adolescência Sem Grades’ é apoiado pelo Escritório Internacional Católico da Infância (Bice).
Confira a programação:
14h00 – Abertura e Composição da mesa: Participação de autoridades
14h10 – Apresentação do Hino Nacional em Ritmo de Congo com os adolescentes do Centro Socioeducativo (CSE)
14h20 – Contextualização das Assembleias Comunitárias: juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude da Serra, Drª Janete Pantaleão Alves; coordenadora do Projeto “Niñez Sin Rejas” do INBRADESE e coordenadora de Inclusão Social da Acadis, Tatiane Melo
14h30 – Palestra: “Importância dos Vínculos Familiares para os Vínculos Sociais” com Renata Conde Vescovi ‒ Psicanalista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória
15h20 – Depoimentos dos adolescentes do CSE
16h – Encerramento e Coffee-break
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal