O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), realiza nesta sexta-feira (18) a VII Assembleia Comunitária, com o tema “As conseqüências do consumo de drogas nas famílias linharenses”.
O evento será realizado, a partir das 9 horas, na quadra Poliesportiva, no bairro Araçá, em Linhares, e é aberto ao público. O objetivo do encontro é apresentar informações e resultados sobre o trabalho socioeducativo realizado junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. O encontro pretende ser um espaço de reflexão e discussão sobre perspectivas de inclusão social e mudanças na vida dos socioeducandos e de seus familiares.
O tema central da assembleia será abordado em uma palestra ministrada pelo diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón. O encontro também contará com a presença da pedagoga Walkíria Silveira. A profissional vai falar sobre a importância do aprendizado durante o cumprimento da medida socioeducativa, abordando a escolarização e o papel do professor.
A Assembleia também terá a participação dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a lei (CSE), e dos socioeducandos da Unidade de Internação Regional Norte do Iases, localizada em Linhares. Eles falarão sobre seus projetos e metas para o futuro. Ao final do evento, participantes e convidados assistirão a uma apresentação cultural preparada por alunos da Escola Municipal Professora Efigênia Sizenando. A apresentação, em formato de peça teatral, abordará o tema “Família, vícios e valores”.
A realização de Assembleias Comunitárias também é uma estratégia prevista no projeto internacional ‘Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grades), realizado no Brasil pelo Inbradese. No Espírito Santo, o projeto conta com o apoio do Iases e da Acadis, que apresenta modelos alternativos de resolução de conflitos relativos a adolescentes autores de atos infracionais na América Latina, em desenvolvimento nos seguintes países: Colômbia, Brasil, Equador, Guatemala e Peru. Já foram realizadas Assembleias Comunitárias nos municípios da Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Éricka Almeida