16/07/2008 09h52 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Iases promove seminário para implementar o Sinase

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) promove nesta quinta (17) e sexta-feira (18) o 1º Seminário Estadual para a Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O evento acontece no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, e tem como objetivo promover a instalação do Sinase nas esferas estaduais e municipais como norteador das políticas públicas de atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a lei.

A realização do evento constitui um espaço privilegiado de debate, informação e articulação das diversas secretarias de estado e demais atores e órgãos, protagonistas de fundamental importância na parceria para execução do atendimento desta rede.

Nos dois dias de programações, acontecerão painéis com os temas: ‘Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’; ‘Implementação do Sinase: Avanços e Desafios, e Sistemas Socioeducativos do Espírito Santo e São Paulo’; ‘Implementação das Medidas em Meio Aberto: Avanços e Desafios’; ‘O papel de executivo da implementação das medidas em meio aberto’ (experiência de São Paulo); ‘O papel do Ministério Público na implementação das medidas em meio aberto’; e ‘O papel do juiz na implementação das medidas em meio aberto’.

A presidente da Fundação Casa de São Paulo, Berenice Maria Giannella, é a convidada do painel II, que vai debater a implementação do Sinase. A presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou que a presença de Berenice neste debate é importante devido ao plano de reordenamento do maior sistema de atendimento do País, o Sinase.

O assessor da Fundação Casa de São Paulo, Adilson Fernandes de Souza, assim como Silvana Gallina, a promotora da Vara da Infância e Juventude de Cariacica, Daniela Leão de Almeida, e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Vitória, Paulo Roberto Luppi, participarão de painéis de debates.

Confira a programação completa:

DIA: 17/07/08

8 horas: Credenciamento

9 horas: Mesa de Abertura

9h30: Painel I: Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo / SINASE e Sistema Único de Assistência Social / SUAS
Palestrantes: Edna Lúcia Gomes de Souza – Consultora do IASES
Adilson Fernandes de Souza – Assessor da Presidência da Fundação CASA/SP

11h30: Debate

12h: Almoço

13h30: Apresentação Cultural do IASES.

14 horas: Painel II: “Implementação do SINASE - Avanços e Desafios” e Sistemas Socioeducativos Estaduais - Espírito Santo e São Paulo
Palestrantes: Silvana Gallina – Presidente do IASES
Berenice Maria Giannella – Presidente da Fundação CASA

16h30: Debate

17 horas: Orientações para o segundo dia e Encerramento

20 horas: Apresentação de Filme

DIA: 18/07/08

08h30: Painel III: “Implementação das Medidas em Meio Aberto - Avanços e Desafios”; O papel do executivo na Implementação das Medidas em Meio Aberto (Experiência de São Paulo); O Papel do Ministério Público na Implementação das Medidas em Meio Aberto; O Papel do Juiz na Aplicação das Medidas em Meio Aberto
Palestrantes: Adilson Fernandes de Souza – Assessor da Presidência da
Fundação CASA/SP
Daniela Leão de Almeida – Promotora da Vara da Infância
e Juventude do Município de Cariacica
Paulo Roberto Luppi – Juiz da Vara da Infância e Juventude de Vitória

11h30: Debate

12 horas: Almoço

13h30: Apresentação Cultural do IASES

14 horas: Palestra: Implementação do SINASE – Atribuições e Competências dos Conselhos de Direitos e Tutelares.
Palestrante: José Fernando da Silva – Assessor do Fórum Nacional DCA
para o Sinase e o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária

15 horas: Debate

15h30: Criação da Comissão Intersetorial Pró - SINASE e Encaminhamentos