O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoverá o encontro do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) nesta quinta (24) e sexta-feira (25). O evento tem como objetivo promover a discussão e o aprofundamento de questões relacionadas ao atendimento do adolescente em conflito com a lei, desafios e soluções à execução de medidas socioeducativas no Brasil.
O Espírito Santo foi escolhido na última reunião do Fórum para sediar o novo encontro, que abordará temáticas como a “Diversidade Sexual”, “Diversidade Religiosa” e a “Relação com o Sistema de Justiça”. A programação também contará com a exposição de artesanatos confeccionados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
O encontro será no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e contará com a presença da presidente do Fonacriad, Elisangela Correia Cardoso, com o coordenador estadual das Varas da Infância e Juventude – Área Infracional e Execução de Medidas Socioeducativas, Vladson Couto Bittencourt, e com representantes de estados brasileiros.
Para a diretora presidente do Iases, Ana Maria Petronetto Serpa, o momento é um marco para o sistema socioeducativo do Espírito Santo. “Durante este encontro, gestores de diversos estados brasileiros irão conhecer o sistema socioeducativo do nosso Estado, que é um dos maiores do Brasil, mais estruturado e organizado graças a investimentos realizados constantemente. Estes gestores vão discutir pautas já pré-definidas em outras reuniões e irão tirar propostas comuns sobre o tema debatido, com o objetivo de colaborar com o atendimento realizado em unidades socioeducativas”, disse ela.
Na realização do evento, o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), uma unidade modelo de instituição socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei do Iases, irá receber representantes de outros estados, que irão conhecer o modelo de gestão socioeducativa que é realizada na unidade.
Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo
O Iases tem buscado importantes ações em colaboração com a busca, por meio de um conjunto de ações e princípios, a redução de internações, bem como do seu tempo de duração, assegurando-lhe o caráter de brevidade e de excepcionalidade conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de garantir a compreensão e vivência da socioeducação como um processo de responsabilização, inclusão social e de garantia de direitos.
Além de trabalhar com a ampliação da capacidade de articulação intersetorial e construção de uma rede socioeducativa. Nos últimos meses já foi dado início ao processo de construção de uma nova unidade socioeducativa no norte do Estado, além de ter dado início ao processo de ampliação do quadro de servidores.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases:
Éricka Almeida
Tel.: (27) 3636-5484 / 99932-7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br