Três adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, participaram nesta terça-feira (08), da IX Conferencia Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, realizada no município, como objetivo discutir temas de mobilização e avaliação das políticas públicas de atendimento às crianças e juventude.
O evento, que teve como tema "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios", foi promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
Durante a Conferência os socioeducandos do Iases tiveram a oportunidade de participar de grupos de trabalho divididos por eixos que debateram temas como: “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes”; “Proteção e Defesa dos Direitos”; “Protagonismo e Participação de Criança e Adolescentes”; “Controle Social e Efetivação de Direitos”; e “Gestão de Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
Ao final dos trabalhos os adolescentes foram eleitos delegados representantes do município de Linhares e participarão da Conferência Estadual que ainda não tem data definida.
O evento contou ainda contou com palestras ministradas pelo advogado de família, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, que falou sobre a importância da família para o desenvolvimento da criança e do adolescente, e pelo delegado Marcelo Nolasco de Abreu da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente que abordou o tema inserido na realidade social do município.
De acordo com o diretor intereducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que atua na Regional Norte através de um contrato de gestão compartilhada com o Iases, Ricardo Rocha, os adolescentes participaram do evento de forma muito representativa.
“É de suma importância entender como os adolescentes enxergam seus direitos e deveres para que possamos pautar ações e medidas que de fato os atendam com propriedade, proporcionando oportunidades reais de mudança de vida, não só para ele como também para sua família”, disse.
Unidades Regionais Norte
As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas gradativamente. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida