05/09/2012 12h00 - Atualizado em 01/07/2016 11h05

Iases negocia parcerias para oferta de cursos profissionalizantes na Regional Sul

Com o objetivo de garantir a qualificação profissional e a inserção social de socioeducandos no mercado de trabalho, o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realizou, nesta terça-feira (04), uma reunião com parceiros na Unidade de Internação Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

Foram efetivadas parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim, representada pelo gestor de projetos Moacyr Gomes Almeida, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), representado pela analista pedagógica Maria Helena Dorigueto Favoretti.

Durante a reunião, foram discutidas ações para a seleção e oferta de cursos profissionalizantes nas Unidades Regionais Sul do Iases, bem como o alinhamento de diretrizes pedagógicas necessárias para o acompanhamento dos cursos em âmbitos teóricos e práticos. Também foram discutidos planos para a ampliação da oferta de cursos externos, nas escolas do Senai. Atualmente, dois socioeducandos já se encontram inseridos no curso de Mecânico de Manutenção de Motocicletas e segundo a equipe, os resultados favorecem a ampliação do conhecimento dos alunos na área, bem como na reinserção sócio comunitária.

“A parceria com o Senai é a continuação de um trabalho que já vem ocorrendo nas unidades com o objetivo de contemplar cada vez mais socioeducandos e contribuir de forma positiva no crescimento pessoal e profissional de cada um”, disse a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado.

De acordo com Maria Helena Dorigueto Favoretti, atualmente o Núcleo de Educação à Distância do Senai oferece cursos com temas transversais, que desenvolvem capacidades para a iniciação no mercado de trabalho e para atualização das competências profissionais como cursos em Educação Ambiental, Empreendedorismo, Ética e Cidadania, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, e Comunicação e Propriedade Intelectual. Com a parceria, os cursos serão oferecidos em duas formas: no modo on-line, conectado a internet ou com material didático impresso (MDI). As unidades optaram trabalhar com material impresso para atingir maior número de socioeducandos. Os mini cursos terão carga horária de 14 horas com certificação.


Além disso, com a parceria da Semdes e do Senai, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está sendo planejada a iniciação de uma turma de 20 socioeducandos no curso de Pintor de Obras, com carga horária de 180 horas e certificação.

De acordo com o diretor administrativo do Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), organização social que atua nas Unidades Regionais Sul, por meio de um contrato de gestão compartilhada, as parcerias para a inserção dos socioeducandos no mercado de trabalho é muito importante para o processo de cumprimento da medida socioeducativa.

“O acesso a estes cursos articulados junto à rede comunitária são importantes, pois abrem diversas oportunidades para os socioeducandos vivenciarem de maneira motivada uma oportunidade de nova vida, com aproximação de situações semelhantes às que enfrentarão na vida profissional, possibilitando uma melhor adequação futura no mercado de trabalho”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard