Foi inaugurada, na manhã desta nesta quinta-feira (25), a Fábrica de Artefatos em Concreto Sustentável e lançado o livro de poesias dos socioeducandos Instituto de Atendimento Sócio-Educatico do Espírito Santo (Iases), “Colecionadores de Palavras”. A solenidade foi realizada na sede da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica Sede.
A solenidade de inauguração da fábrica começou às 9 horas e contou com a participação da diretoria e funcionários do Iases, de representantes da ArcelorMittal Tubarão, parceira no projeto, representantes do Poder Judiciário, da Secretaria Estado da Cultura (Secult) e dos adolescentes e seus familiares.
A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico, Antônio Haddad Tápias, o juiz da Vara da Infância e Juventude Paulo Luppi, o gerente de Comunicação, Imagem e Responsabilidade Sociail da ArcelorMittal, Sidemberg Rodrigues, um adolescente que trabalha na fábrica e um familiar cortaram a faixa de inauguração da fábrica.
Em seguida, sete adolescentes fizeram uma demonstração do funcionamento da fábrica. Familiares dos adolescentes chegaram a se emocionar ao ver o trabalho que está sendo desenvolvido com os adolescentes e disseram que acreditam que pode ser uma perspectiva para o futuro. Os adolescentes estão participando de uma capacitação e ao final dela vão receber o certificado do curso profissionalizante.
Os adolescentes disseram que estão se sentindo motivados com a nova oportunidade e acreditam que essa atividade será uma forma de adquirir uma qualificação profissional e estar preparado para entrar no mercado de trabalho.
Lançamento do Livro
Após a inauguração da fábrica, a solenidade continuou na quadra poliesportiva da Unidade de Internação Provisória (Unip) onde foi lançado o livro ‘‘Colecionadores de Palavras’’.
Para este evento, foi montada uma mesa, com os representantes da diretoria do Iases, o secretário de Estado de Justiça (Sejus), Ângelo Roncali Ramos Barros, a secretária de Estado da Cultura (Secult), Dayse Maria Oslegher Lemos, o juiz Paulo Luppi e o gerente de Comunicação, Imagem e Responsabilidade Social da ArcelorMittal, Sidenberg Rodrigues.
Dois meninos da Unip, que também escreveram poemas publicados no livro, foram convidados para recitar seus textos que falavam de esperança, saudade e de um novo recomeço. Eles foram aplaudidos de pé por todos os convidados e depois passaram a distribuir autógrafos para os presentes. Os convidados fizeram fila para receber o carinho dos meninos que disseram se sentir verdadeiros poetas.
A solenidade continuou com mais surpresas. Um grupo de meninos da Unis cantou duas faixas inéditas de um CD que está sendo produzido profissionalmente em um estúdio, também em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O CD deve ser lançado em um mês.
As meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) não ficaram de fora da festa. Elas apresentaram a peça teatral “Viação UFI”, que retrata o dia-a-dia das pessoas em um ônibus e também arrancaram aplausos da platéia.
A exposição com peças de artesanato produzidas pelos socioeducandos também encantou. Foram expostos tapetes, bolsas, caixas de madeiras coloridas e pintadas, bijuterias, camisetas customizadas, chinelos com miçangas, pinturas em tela, livro de receitas capixabas e muitos outros belos trabalhos confeccionados pelos adolescentes em todas as oficinas das unidades.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lrenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br