03/07/2012 11h04 - Atualizado em 01/07/2016 10h59

Iases firma parceria para promover a inclusão de socioeducandos no mercado de trabalho

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) firmou uma parceria inédita com a multinacional ArcelorMittal Tubarão e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) com o objetivo de potencializar a inclusão de socioeducandos em atendimento, e também os egressos das unidades, no mercado de trabalho. Por meio do Programa de Adolescente Aprendiz (Procap), os jovens irão receber conhecimentos com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências e, como resultado, a inserção no meio profissional.

A proposta inicial do programa é oferecer dez vagas de aprendiz junto a ArcelorMittal Tubarão a partir de setembro deste ano. O contrato terá duração de 18 meses, sendo sete meses de treinamento teórico e outros 11 meses de atividades práticas. Cada jovem contratado receberá, como benefício, um salário mínimo mensal, assistência médica, odontológica, psicológica, transporte para o trabalho, uniforme, além de ser credenciado à Associação Esportiva da empresa.

Para o preenchimento destas vagas, será realizado um período de pré-seleção de egressos e socioeducandos que participarão de uma capacitação que contribuirá para um parecer técnico de recrutamento e preenchimento das vagas. Os temas trabalhados neste primeiro momento serão: avaliação de imagem, interesses no mercado de trabalho, competências e características profissionais, postura profissional, comunicação e relação interpessoal e no ambiente de trabalho e apresentação em público.

Nesta semana, inclusive, os profissionais das equipes das gerências de Inclusão Social, Pedagógica e das equipes técnicas da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e da Unidade Feminina de Internação (UFI), localizadas em Cariacica-Sede, se reuniram para alinhar ações para iniciar a fase de seleção do Procap.

Os requisitos para a seleção do jovem interno ou egresso são: ter faixa etária entre 14 e 17 anos, estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou Médio, possuir documentos de identificação como Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, regularizados, ser morador da Grande Vitória, estar comprometido com o processo socioeducativo e participar 100% do curso de qualificação e seleção, entre outros.

“Este é um projeto inédito no Espírito Santo, fruto de um processo de sensibilização entre os parceiros que atuam no atendimento socioeducativo. Demonstra um resultado positivo das ações de articulações que o Iases vem desenvolvendo com as instituições privadas que acreditam no trabalho da socioeducação e têm investido nestes jovens com o objetivo de prepara-los para o retorno à sociedade e ainda conseguirem uma chance no mercado de trabalho”, disse o gerente de Inclusão Social do Iases, Alexandre Tedesco Tristão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard