06/03/2012 10h43 - Atualizado em 01/07/2016 10h39

Iases firma parceria para ofertar cursos profissionalizantes a socioeducandos

As Unidades de Internação e de Internação Provisória da Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, firmaram parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) para oportunizar a profissionalização dos jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades.

Para iniciar a parceria, o Senac disponibilizou treze vagas nos cursos de Operador de Caixa e Vendedor para socioeducandos. O curso de Operador de Caixa deve iniciar no final de março e o de Vendedor será realizado no mês de abril.

Durante todo o período da formação, os jovens serão acompanhados pela equipe pedagógica da unidade, que já vem desenvolvendo um trabalho com foco no crescimento pessoal e profissional do indivíduo.

Além do curso, também serão realizadas palestras para os jovens com temas relacionados ao empreendedorismo, geração de renda e inclusão social. A ação é coordenada pela assistente social Isabelle Costa Sobroza e a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado, que atuam nas unidades, e pelo gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac, Walber dos Santos Almeida.

Palestra motivacional

As Unidades da Regional Sul do Iases também firmaram parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

A ação já promoveu uma palestra motivacional para 16 socioeducandos da Unidade de Internação da Regional. A capacitação, ministrada pela psicóloga Mayara Aguiar, teve como objetivo trabalhar a integração e a autoestima do grupo de maneira diferenciada. Os adolescentes discutiram sobre valores humanos e sobre a superação de obstáculos por meio da motivação para um futuro melhor.

A palestra abordou os seguintes temas: “Motivação: definições, benefícios e particularidades”, “A aplicabilidade motivacional no projeto de vida de cada pessoa”, “A funcionalidade de uma equipe versus a afetividade de um grupo” e “Aplicações de práticas e vivências motivacionais e experiências inter-relacionais”.

“Essa ação sempre gera um resultado positivo para a unidade porque incentiva a integração entre os adolescentes e a amizade. Isso reflete diretamente no ambiente de trabalho e no comportamento dos jovens”, contou a pedagoga.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br

Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592

Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard