Duas formaturas de cursos profissionalizantes movimentaram as Unidades de Internação Metropolitana, localizada em Xuri, Vila Velha, e a Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, administradas pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), nesta sexta-feira (11). Foram entregues 121 certificados dos cursos profissionalizantes de montagem e manutenção de computadores, panificação, pintura, bombeiro hidráulico, eletricista NR-10 e predial.
A formatura na Unidade de Internação Metropolitana, em Vila Velha, foi realizada pela manhã, em uma cerimônia que reuniu os formandos, seus familiares, servidores e convidados. Além da entrega dos certificados profissionalizantes dos cursos de eletricista NR-10 e predial, bombeiro hidráulico e pintor, dois jovens ainda receberam o diploma de conclusão do ensino médio.
Participaram do evento o gerente da Unidade, Alcides Felício da Silva; a subgerente Fabiana da Silva Araújo Malheiros; o gerente de inclusão social do Iases, Alexandre Tristão; o gerente pedagógico Rudge Vigato; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Michel Rossi; o coordenador voluntário do Projeto Ajudar, Wanderson Marinho; representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a professora Carla Maria Loss, representando os educadores da Secretaria de Estado de Educação (Sedu).
Todos os convidados parabenizaram os formandos pela conquista, e aproveitaram a presença das famílias para celebrar o Dia das Mães, e demonstrar a importância dos familiares neste processo.
“A palavra formatura já tem um significado importante em nossas vidas, formar significa dar forma, dar forma as relações, tornar as nossas relações humanas. Além da capacitação técnica em si este momento tem este significado, formar cada um de vocês como cidadãos humanos”, disse Alcides Felício da Silva.
O gerente de inclusão social, Alexandre Tedesco, complementou com uma mensagem sobre oportunidades e futuro. “Essa fase é especial, pois é uma oportunidade que vocês estão tendo para a construção de um novo futuro. As experiências passadas ficaram para trás, o futuro a gente constrói com as oportunidades do presente. É muito importante que as famílias, e as mães, estejam presentes neste evento e em todo esse processo, pois é a partir do trabalho que vocês, jovens, vão construir o futuro e a família de vocês”, disse.
O representante do Senai, Michel Ross, destacou a parceria e a importância da qualificação e a capacitação profissional no mercado de trabalho. “O Senai tem cumprido sua função social de qualificar cada vez mais pessoas, mais jovens para o avanço da tecnologia e das industrias no Estado, no Brasil e no mundo. Quero agradecer a parceria com o Iases e com o Governo de estar investindo nesta mão de obra dentro das unidades, pois são a partir destas oportunidades que movimentamos o mercado de trabalho lá fora”, disse.
Os jovens formandos também fizeram questão de deixar seus depoimentos. “Minhas palavras são apenas de agradecimento pelas oportunidades que estou tendo aqui dentro. Este é o dia em que estamos dando um passo para a construção de um futuro melhor”, disse um socioeducando.
“Quando comecei a fazer o curso, achei chato, pensei em parar, mas tive a motivação da equipe, dos professores, que me incentivaram a levantar a cabeça e seguir em frente. Me identifiquei na parte prática do curso e hoje estou aqui. Quero agradecer a todos por ter concluído esta profissionalização que será tão importante para mim”, disse outro jovem formando.
Ao final da solenidade, a emoção tomou conta dos participantes com mais exemplos de superação dos jovens. Um deles está fazendo aulas de violão e canto, e apresentou duas canções reflexivas. Outro jovem também formando, cantou uma música com mensagens para as mães e para as famílias.
Já na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, 90 certificados foram entregues para jovens que participaram dos cursos de montagem e manutenção de computadores, panificação e pintor.
O evento contou com as presenças do diretor Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo (Sinprocim), Adriano de Souza Costa e dos parceiros da VW Treinamento, da Diskpan e da Secretaria Municipal de Cultura de Linhares, representada pela servidora Luzinete Amorim Sá. A solenidade de formatura também teve a presença da cantora Carol Gava que emocionou os presentes com uma apresentação musical.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br