20/05/2011 17h56 - Atualizado em 01/07/2016 09h55

Iases encerra capacitação de profissionais do Norte

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), encerraram nesta sexta-feira (20), a capacitação dos profissionais que irão atuar nas Unidades Regionais Norte do Iases, em Linhares, por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado. O curso teve duração aproximada de 30 dias e reuniu profissionais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas e educadores sociais da Acadis.

A solenidade de encerramento, ocorrida na tarde desta sexta-feira (20), contou com a presença da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; do diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto; do diretor administrativo e financeiro, Jorge Teixeira e Silva Neto; de representantes da equipe gerencial e de servidores que atuam nas Unidades e no Escritório Regional Norte; do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón e outros representantes da organização social; e ainda deputados estaduais.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou a importância do trabalho em parceria entre a organização social e o Governo do Estado para o atendimento socioeducativo. “É com muita alegria, em nome do Governo do Estado, que recebemos os profissionais da Acadis para desenvolver um trabalho em conjunto com uma metodologia inovadora no atendimento socioeducativo. Vocês estão tendo a oportunidade de se especializarem em uma política pública que é muito nova para o Estado e para o Brasil. Neste sentido temos que trabalhar conjuntamente visando ações de compromisso com o trabalho e com a sociedade, que exige bons resultados, comprometimento, cuidado com as vidas dos adolescentes e jovens, cumprimento de metas, ética e bons resultados como socioeducadores”, disse.

As autoridades presentes também parabenizaram a nova equipe e destacaram a iniciativa do Governo do Estado em descentralizar e regionalizar o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

“Este trabalho tem uma missão belíssima. Acredito que o trabalho do Iases e da Acadis com estes profissionais que aqui estão hoje podem oportunizar e transformar a vida desses jovens que antes não tiveram uma oportunidade. Quero dar as boas vindas para vocês nesta missão que não é fácil, mas é nobre”, disse o deputado Josias da Vitória.

Já o deputado José Carlos Elias destacou que vem acompanhando o trabalho do Governo do Estado com os jovens em todo o Estado. “Já fui prefeito de Linhares por duas vezes e sei que este município apresenta problemas envolvendo a juventude e a criminalidade. Tenho acompanhado o trabalho do Governo e é com muita satisfação que recebemos este projeto aqui. Que este trabalho possa ser referência não só para o Estado, mas para outras regiões do país e do mundo”, disse.

Já o diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, destacou a importância da capacitação e do protagonismo dos profissionais no trabalho com os adolescentes. “O MPC é um modelo de atendimento que é de vocês, é para vocês. Não é só um trabalho para mudar a vida do menino, mas sim de todos que fazem parte deste processo, por isso vocês têm que ser protagonistas de vida neste processo. Quero agradecer a vocês e a todos desta cidade que estão recebendo este trabalho”, disse.

A capacitação teve como objetivo, a formação acerca da proposta socioeducativa e de como se dará o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei na Unidade Regional do Iases, baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

A metodologia do MPC já é aplicada há dois anos no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, também por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado entre a organização social Acadis e o Governo do Estado.

As palestras do treinamento foram ministradas pela assessoria técnica da Acadis, com a coordenação da especialista Edna Lúcia Gomes de Souza, e contaram com a participação de outros atores do sistema socioeducativo como: a assessora técnica do Iases, Daniele Vorakoski, que ministrou uma palestra sobre a Política estadual de atendimento socioeducativo; do delegado de Linhares, Fabrício Lucindo Lima; do superintendente de segurança do mesmo município, Carlos Alberto Corade; do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón; da coordenadora terapêutica especialista em intervenção sistêmica e psicoterapia da Acadis, Nelly Cecília Piñeda e da coordenadora de socioterapia e pedagogia social da Acadis, Ruth Jaqueline Meneses.

As Unidades Regionais Norte do Iases, uma de Internação Provisória e outra de Internação, localizadas em Linhares, já estão sendo ocupadas de forma gradativa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels, (27) 3636-5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard