12/05/2011 11h13 - Atualizado em 01/07/2016 09h53

Iases encerra capacitação de profissionais do Sul

Aproximadamente 80 profissionais do Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec) encerraram, nesta quarta-feira (11), o curso de formação de medidas socioeducativas e atendimento ao adolescente em conflito com a lei ministrado em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado. Nesta quinta-feira (12), assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas e outros educadores sociais já estão assumindo seus postos de trabalho na Unidade de Internação Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

O curso teve duração de 30 dias e contou com a colaboração técnica e coordenação de cursos da Pastoral Amigoniana de Ação Social (PAAS). Foram ministradas palestras, dinâmicas e trabalhos com o objetivo de proporcionar a formação acerca da proposta socioeducativa e de como se dará o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei na Unidade Regional Sul do Iases.

A solenidade de encerramento do curso foi realizada no Teatro Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, contou com a participação da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione; do defensor público de Cachoeiro, Ary Dercy; além de representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar de Cachoeiro de Itapemirim; do Icisec, e do padre Manuel Parra Delgadillo do PAAS; dentre outros representantes da área da adolescência e juventude.

Silvana Gallina destacou a importância de um trabalho de relevância social e pública. “Estou muito feliz de estar aqui com tantas representações importantes da área do atendimento socioeducativo, pois este é um trabalho que não se faz nada sozinho. Somos uma equipe ética, responsável e comprometida com a causa. Por isso acreditamos que estamos construindo uma relação partilhada entre o Iases, Icisec e a Pastoral Amigoniana e esperamos que todos vocês cumpram suas funções desenvolvendo um trabalho de qualidade, de bons resultados, com o cumprimento das metas, que sejam exemplos para a sociedade, que cuidem das pessoas e que sejam verdadeiros socioeducadores. É um momento novo e inovador, vocês são profissionais de vanguarda, que têm que atuar com dedicação, compromisso e profissionalismo”, disse.



As autoridades destacaram a importância dos investimentos do Governo do Estado na regionalização do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, tanto no âmbito do meio fechado quanto no meio aberto e sobre ações para a prevenção da violência juvenil.

“Eu estou muito feliz pelo Iases, e pelo Governo do Estado estar investindo na região, com uma estrutura que debatemos e ajudamos a construir, com servidores capacitados. Também já desenvolvemos aqui um trabalho de meio aberto, junto com esses jovens e suas famílias, os inserindo no mercado de trabalho. E o município e o Estado vão continuar investindo nesta área, principalmente na prevenção, para que os nossos jovens não precisem chegar até uma unidade. Todos nós aqui não podemos exercer apenas o papel de um servidor, temos que ser militantes pelas causas das crianças e dos adolescentes”, disse o prefeito Carlos Casteglione.



A Unidade de Internação Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, está sendo ocupada de forma gradativa. A gestão do local é realizada pelo Iases e pelo Icisec através de um contrato de gestão compartilhada firmado entre a Organização Social e o Governo do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.gratuvol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard