16/07/2012 12h40 - Atualizado em 01/07/2016 11h00

Iases e Sistema de Justiça promovem ação integrada em Unidade Regional Norte

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e o Sistema de Justiça realizaram uma ação integrada na última sexta-feira (13), na Regional Norte, em Linhares, com o objetivo de garantir aos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação o direito de serem ouvidos e reavaliados.

Durante a ação integrada, foram atendidos 16 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Norte do Estado. Os trabalhos contaram com a coordenação da juíza Janete Pantaleão, coordenadora das Varas da Infância e Juventude, e a atuação do juiz da Infância e Juventude de Linhares, Carlos Madeira Abad e da defensora pública de Linhares, Anatécia Silva Santos. Os técnicos e familiares dos adolescentes também estiveram presentes e puderam contribuir na ação que resultou na liberação de 15 socioeducandos.

A realização de ações integradas entre o Sistema de Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Iases, dentro das unidades de atendimento socioeducativo, é uma iniciativa pioneira no Estado do Espírito Santo, iniciada em 2010. O objetivo é reavaliar as medidas socioeducativas dos adolescentes em conflito com a lei, além de fortalecer ações integradas entre os atores que compõem a rede de atendimento socioeducativo.

Para a juíza Janete Pantaleão, a realização da ação no dia em que se comemorou os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente celebrou também a integração e a articulação de toda a rede socioeducativa.

“A ação demonstrou os avanços e as conquistas dos adolescentes no processo de cumprimento da medida socioeducativa. E neste sentido, quero parabenizar a todos da Regional Norte pelo exemplo e modelo de gestão de atendimento que demonstra o fortalecimento e o investimento crescente para o trabalho da socioeducação”, disse a juíza Janete.

Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451 /9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard